Fernando Dacal participa de visita ao ministro Aldo Rebelo

Dacal-BR-e1423248772652

Convidado pelo presidente do Sindicato dos Engenheiros de Alagoas (Senge-AL), Disneys Pinto, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), Fernando Dacal, participou nesta quinta-feira (5), em Brasília, de um encontro entre dirigentes das entidades filiadas à Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) com o ministro alagoano da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo.

A visita serviu para reforçar o compromisso com possíveis projetos que façam o progresso acontecer no Brasil. “A reunião fez nascer expectativas para o desenvolvimento de novos projetos. Isso, consequentemente, vai fortalecer o compromisso das entidades com o progresso dos nossos Estados e País. Vamos trabalhar com muito diálogo, colaborando com poder público”, disse Dacal.

dACAL-2-640x427

Segundo Rebelo, entre os desafios a serem enfrentados no momento o principal é crescer, o que exigirá avanços no setor de ciência, tecnologia e inovação. “Somos a 7ª economia do mundo, mas a situação é preocupante. No desempenho em inovação, estamos atrás do 60º colocado. Como manter a posição econômica sem inovação?”, questionou. Para o ministro, superar esse entrave é essencial para que haja incremento da indústria, hoje deficitária enquanto o agronegócio segue sustentando a balança comercial brasileira. “É uma fragilidade”, constatou.

Os dirigentes presentes também colocaram em pauta as dificuldades atuais nas áreas de recursos hídricos e energia. Encerrando o encontro, Rebelo informou estar em estudo um programa de cooperação entre o Ministério e a FNE, “para continuar contando com o engajamento da engenharia do País”, na busca de soluções aos problemas nacionais. Junto com os dois representantes alagoanos, – Dacal e Disneys -, o diretor-financeiro e vice-presidente do Senge-AL, Ailton Pacheco, participou da visita que contou com cerca de 50 representantes.

Convite do Crea Alagoas

Aproveitando o encontro, Dacal, Ailton e Disneys, fizeram um convite ao ministro Aldo Rebelo. Na oportunidade, Dacal convidou o ministro para visitar o Conselho em Maceió, com o intuito de debater sobre problemas e soluções da profissão. O convite foi aceito de forma imediata. Outro encontro irá acontecer para definir a data e tema em discussão.