Conselheiros assinam abaixo-assinado pela revitalização do Rio São Francisco

DSC_0926Está circulando no meio acadêmico, por iniciativa da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB) e da Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal (ABEEF), um abaixo-assinado que reivindica a recuperação das nascentes e reflorestamento do Rio São Francisco, em toda a sua bacia hidrográfica, como também a exigência de que todos os 507 municípios, já que pouco possui saneamento, sejam contemplados com recursos do governo federal para que façam suas estações de tratamento do esgoto que é lançado agressivamente na calha do rio.

DSC_0920O assunto foi trazido ao plenário do Crea na reunião ocorrida na última terça-feira, 16, pelo membro da FEAB e estudante de agronomia do Centro de Ciências Agrária da Ufal (CECA), Luiz Eugênio, que foi convidado pelos professores Cícero Calazans e Ailton Pacheco – conselheiro e vice-presidente do Conselho -, para pedir apoio dos conselheiros do Crea à proposta que será remetida aos Ministério Público Federal e Ministério da Integração Nacional, mostrando a preocupação das entidades estudantis entendendo a importância ambiental, cultural, social e econômica do Velho Chico.

“Fala-se bastante que o Rio São Francisco está agonizante, mas não se vê medidas impactantes de revitalização. Por enquanto só superficialidade quando se trata da recuperação. O que se vê é a manipulação de dados da sua vazão cada vez mais baixa e que já não consegue “bater no meio do mar”, como diz a composição do genial músico Luiz Gonzaga”, afirmou o estudante. Ainda segundo Eugênio, a vazão normal que seria de 2.400 mts (metros cúbicos por segundo), foi reduzida pela metade e hoje, o rio mendiga uma vazão de apenas 800 mts que faz com que sua força fique enfraquecida e aceite a invasão do mar que já adentra quilômetros rio acima.

Outro dado interessando apresentado aos conselheiros durante a reunião plenária foi sobre o pequeno percentual de todas as cidades que pertencem geograficamente à bacia hidrográfica que tem saneamento.  Apenas 10 % fazem algum tipo de tratamento de esgoto. O resto despeja in natura diretamente nas águas do Velho Chico. Após referir-se ao Artigo 225 da Constituição Federal quando assegura que todos têm direito a um Meio Ambiente ecologicamente equilibrado, o estudante do CECA finaliza com uma citação profética de um pescador que na novela global “Velho Chico” diz: “Não existe pecado maior no mundo do que matar um rio”.

Segue link do abaixo-assinado: http://migre.me/uGFDF