Deputado denuncia exclusão de empresas brasileiras em licitação da Petrobras

Prédio CREA

Coletiva vai acontecer nesta segunda-feira, dia 16, na sede do Crea Alagoas

Líder da Frente Parlamentar Mista de Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional, o deputado federal Ronaldo Lessa (PDT), está convocando, juntamente com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) e a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), uma coletiva de imprensa, para a próxima segunda-feira, dia 16, às 9h30, no auditório do Conselho. O parlamentar vai externar sua preocupação com a licitação lançada pela Petrobras convidando 30 empresas internacionais, e nenhuma brasileira, para iniciar a construção da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

Lessa alerta pela exclusão das empresas do País no certame. Para ele, esse tipo de medida prejudica o desenvolvimento do Brasil e afronta até a qualificação dos profissionais formados.

sem-titulo

“Vamos reagir a essa medida inconsistente da estatal. Não podemos retirar os nossos profissionais de uma obra desse porte. Sei que temos competência para executar o serviço. Por isso estamos mobilizando a engenharia brasileira, em especial sindicatos e as entidades regionais ligadas a área técnica para resolver esse problema”, disse o parlamentar.

Compartilhando a mesma preocupação de Lessa e do conceito do projeto Engenharia Unida, acampado pela FNE, o presidente do Crea Alagoas, Fernando Dacal, chamou a atenção para empresas que estão entrando no Brasil sem a devida habilitação do Sistema Confea/Crea.

“Precisamos reforçar a fiscalização e, caso encontremos irregularidades, coibir a entrada de empresas sem a devida habilitação do Sistema Confea/Crea, responsável pela fiscalização do exercício profissional. Nós que fazemos parte da Engenharia Unida, temos como missão agregar as instituições do País com o objetivo de alavancar o desenvolvimento. Esse tipo de ação feita pela Petrobras desqualifica nossos profissionais”, disse Dacal.

Das 30 companhias convidadas pela Petrobras para participar do processo licitatório, nove não têm nem escritório no Brasil. A lista inclui fornecedores de diferentes nacionalidades, como a Chalieco e a australiana Energy Energy.

Veja a lista das empresas convidadas para a construção da UPGN:

– Acciona;

– Amec Foster Wheeler;