Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Vinícius Maia Nobre é empossado como membro da Academia de Letras

Vinícius Maia Nobre é empossado como membro da Academia de Letras

selecionada_01O engenheiro civil, professor e escritor Vinícius Maia Nobre agora faz parte da cadeira de número 30 da Academia Alagoana de Letras. O ex-presidente do Crea, responsável por grandes obras no estado e autor de dois livros – Meus Caminhos e Paixão Incalculável – Memórias de um Engenheiro -, foi empossado na manhã desta quarta-feira, 04, na Casa Jorge de Lima, sede da instituição, situada no Centro.

Substituindo o desembargador James Magalhães de Madeiros, falecido no dia 30 de abril de 2016, o assento agora ocupado por Maia Nobre tem como patrono o falecido poeta e jornalista Inácio de Barros Acioli.

No início da cerimônia, os convidados puderam conhecer um pouco da trajetória do engenheiro, desde a vinda para Maceió, seguida de sua ida para estudar engenharia em Pernambuco até o casamento com a colega de universidade e arquiteta Zélia Maia Nobre.

Sua contribuição para o desenvolvimento de Alagoas foi o maior feito e motivo de agradecimento. Várias rodovias, prédios, pontes e o inesquecível feito de dar a Alagoas o Estádio Rei Pelé,
na época o espaço esportivo referência no País.

selecionada_05Agradecido pelo texto referente a sua vida, contada com alguns detalhes, Vinícius mostrou, como de costume, incansável pelo desejo do progresso.

“Entro nesta casa como mais um integrante com a promessa de colaborar o enriquecimento do povo alagoano. Minha presença aqui deve muito a Zélia, meus filhos, netos e agora a minha querida bisneta Laura. Não posso deixar de lembrar que agora em 2017 nosso estado completa 200 anos de história. Um momento importante para reforçar muitas ações que ainda precisam serem feitas, como os cuidados das lagoas e o saneamento básico, fundamental para a qualidade de vida”, destacou.

Antes de finalizar a solenidade de posse, o presidente da Academia, Carlos Barros Meró, afirmou que Vinícius não precisa agradecer o que está sendo feito. “Estamos fazendo justiça ao tudo que você produziu. Seu nome foi aprovado por unanimidade e a presença dos estudantes aqui não foi imposta. Vieram prestigiá-lo num gesto de livre escolha. Parabéns! ”, disse o presidente.

selecionada_02Familiares e amigos, como o presidente do Crea Alagoas, Fernando Dacal, o renomado médico Milton Ênio, o ex-reitor da Ufal, Fernando Gama, alunos de engenharia, filhos e netos estiveram presentes na cerimônia.

Ex-presidente do Crea-AL, Maia Nobre foi um grande responsável pela aquisição da sede própria do conselho. É considerado, pela comunidade técnica, como uma das pedras preciosas da engenharia alagoana por seus trabalhos e contribuição à ciência e tecnologia do estado.

selecionada_04