Crea Alagoas realiza primeira reunião plenária eletrônica da história

01O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) promoveu, na noite desta terça-feira, 14, a primeira plenária eletrônica de sua história. Os 21 conselheiros presentes puderam relatar pareceres e declarar seus votos, por meio do Sistema de Informações Técnicas Administrado do Crea (Sitac), referentes aos processos de fiscalização; cadastramento de cursos e instituições e excepcionalidade, que é quando o profissional é responsável técnico por mais de uma empresa.

Com a implantação, o conselho alagoano fica sendo a segunda instituição do Sistema Confea/Crea do Brasil a informatizar todo o seu tramite processual.

“Antes, as partes interessadas, em determinado processo, só acompanhavam a tramitação até antes da plenária. Agora a tramitação é toda eletrônica. Os conselheiros e demais profissionais já podem ter acesso aos processos de qualquer local, evitando assim ter que vim a instituição”, destacou o gerente de Tecnologia da Informação do Crea, Afrânio Bastos.

Agilidade e economia

02A nova metodologia extingue o excessivo gasto de papel e também faz com que os processos ganhem mais agilidade, principalmente nas plenárias, evitando discussões individuais de cada assunto.

“Esse é mais um passo do Crea Alagoas em benefício do meio ambiente e também aos cofres da nossa instituição. Quando aderimos ao Sitac em 2015 já garantimos mais agilidade nos processos do conselho e diminuímos os gastos. Agora, estendemos o formato eletrônico até na plenária, dando um grande passo para a nossa sustentabilidade e facilitando a vida do profissional”, informou o presidente Fernando Dacal.