5 de dezembro de 2017

Tecnologia desenvolvida pelo Senai será utilizada em cursos do Ifal

Alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Arapiraca, estão mais próximos das novas tecnologias da Indústria, graças à tecnologia desenvolvida pelo Centro de Inspiração e Inovação Tecnológica (Ciitec) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL). Nesta semana, quatro plantas didáticas adquiridas pela instituição federal junto ao Senai começam a ser utilizadas nas aulas dos cursos de automação industrial, eletricidade, eletrônica e outras áreas.
“A gente está fazendo essa parceria com o Senai para que possa inserir o aluno no dia-a-dia da Indústria. Essas plantas que a gente adquiriu da instituição refletem bem o que eles vão ver no cotidiano [quando estiverem no mercado de trabalho]”, explica o professor de Eletrônica Industrial do Ifal, Henrique Ramalho.
Na semana passada, Christian Di Salvo, instrutor da área de Automação Industrial do Senai/AL, transferiu a tecnologia para os instrutores do Instituto Federal. Segundo ele, as plantas didáticas simulam os processos industriais de controle, nível, vazão, temperatura e pressão “de uma forma mais reduzida, mais compacta, para que o aluno possa ter um melhor entendimento”.
“Existem cursos de nível superior que não possuem essa tecnologia em sala de aula. E a gente está conseguindo adquirir e dar para os alunos no ensino médio, técnico e superior, que estaremos abrindo em breve”, acrescenta o professor Henrique Ramalho.
De acordo com ele, é uma tecnologia que vai enriquecer o aprendizado, formando novos profissionais mais capacitados, em uma região com uma Indústria que se diversifica. “A gente tem aqui, por exemplo, a indústria alimentícia com a Coca-Cola e o Grupo Coringa, que utilizam a instrumentação e automação nos seus processos”, cita o professor.
Texto: Ascom Fiea