Crea-AL e Adeal fazem balanço de fiscalização realizada na agroindústria

A ação conjunta entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) e a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), realizada durantes os meses de abril e maio, teve o objetivo de fiscalizar todas as unidades agroindustriais do Estado com a finalidade de encontrar possíveis irregularidades quanto ao uso dos defensivos agrícolas químicos e a contratação de responsáveis técnicos.

Segundo o gerente de fiscalização do Crea-AL, Rafael Helvis, devido ao termo de cooperação técnica firmado no começo do ano, entre as duas instituições, os fiscais do Conselho puderam orientar e verificar se as empresas estão cumprindo a lei, contratando um profissional habilitado para os vários tipos de atividades desenvolvidas nesses lugares.

“Ao chegar nas usinas, nós buscamos os gestores para nos mostrar a lista de fornecedores deles que fazem o trabalho de aplicação de agrotóxicos, por exemplo, quem são os profissionais que fazem a parte de cogeração de energia, a parte de manutenção de maquinário, equipamentos, toda a parta da agronomia, dos trabalhos técnicos de manejo da terra. Então, tudo isso é trabalho da engenharia e da agronomia, e precisa ser realizado por um profissional habilitado para exercer essas atividades”, explicou Rafael.

“O nosso trabalho foi todo em caráter educativo, pois estamos sempre procurando informar estas profissionais e essas empresas. Às vezes é até uma falta de informação que eles têm e que a gente está trabalhando para que eles possam se adequar ao que diz a lei e ao Conselho de Engenharia”, concluiu.

Encerrado a força tarefa de fiscalização nas usinas, o foco agora será nas propriedades rurais.