Profissionais mulheres realizam encontro em busca da equidade de gênero

Na tarde desta segunda-feira, 11, o auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) sediou o I Encontro das Profissionais de Áreas Tecnológicas do Sistema Confea/Crea-AL. Iniciado no mês da mulher, o evento estipulou um calendário de reuniões com o público feminino que visa combater preconceitos e fortalecer a equidade de gênero no mercado de trabalho.

A engenheira eletricista, única conselheira mulher do Crea-AL e coordenadora da comissão de ética, Ana Constantina, ressaltou a importância de aproximar as mulheres que fazem parte do Sistema. “Juntas, vamos identificar ações necessárias na dimensão profissional, ética e humana do exercício de cada profissão, considerado imprescindíveis para a participação das mulheres nas atividades desse Regional”, disse.

Presente na abertura do evento, o presidente do Crea e engenheiro civil Fernando Dacal, reforçou a luta feminina e colocou a instituição à disposição para acabar com formas de preconceitos que tantas mulheres sofrem por serem engenheiras em vários ambientes. “Para isso, tenho certeza que a Ana conduzirá com maestria essas reuniões aqui com todas vocês”, acrescentou.

O evento contou com a participação especial dos presidentes Nacional da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais e engenheiro civil Paulo Guimarães, onde relembrou que a primeira vice-presidente da história do Confea foi a alagoana Ana Constatina. “Enquanto vice-presidente, Ana começou um programa, junto ao Governo Federal, sobre equidade de gênero. Nós da Mútua sempre fomos sensíveis a esta luta. Sei que ainda temos muito no que avançar e precisamos de ações para mudar essa realidade”, concluiu.

Os presidentes da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), Jubson Uchoa e do Clube de Engenharia, Aloísio Ferreira, e o conselheiro federal Zerisson Oliveira também participaram da abertura do evento.

Bate-papo e agenda para 2019

Na segunda parte do encontro, as profissionais participaram de um bate-papo onde se apresentaram e contaram um pouco de suas experiências como mulher e desafios enfrentados no ambiente profissional.

Exemplo desses obstáculos de vida, veio da engenheira mecânica Aline Ferro, que trabalha em uma oficina de caminhão no município de Campo Alegre. Ela destacou sobre a falta de acolhimento no ambiente de trabalho.

“Eu estou muito feliz de estar aqui vocês para poder compartilhar um pouco da minha rotina. Adianto para vocês que não é fácil, pois encontramos hoje muitos homens trabalhando na área da mecânica. A maioria deles machistas. Meu pai que não queria que eu fizesse engenharia mecânica, mas eu resolvi pular as ordens dele e hoje trabalho e administro a oficina dele”, falou.

Ana Karine é tecnóloga em gestão ambiental e trabalha como servidora pública na cidade de Craíbas. No município, exerce a função de fiscal ambiental. Ela exaltou a iniciativa e pediu para que mais eventos como estes ocorra no Crea.

“Essa diversidade já é um diferencial que precisa ser pautado sempre. É a pluralidade que eu sinto falta no meu trabalho, porque eu sou mulher e toda vez que eu preciso notificar alguém, apesar de ser a minha função, um colega homem do mesmo segmento, precisa dar um aval da minha atuação, mesmo a responsabilidade técnica sendo minha”, desabafou.

Ao fim do evento foi construído um calendário de reuniões para encontros mensais que visam fortalecer o público feminino e criar um movimento para cobrar a equidade de gênero. O próximo bate-papo ficou marcado para o dia 10 de abril, às 18h30, no auditório do Conselho.

A conselheira Ana Constantina incentiva todas as mulheres para convidar colegas de trabalho para comprar a idéia e fazer um movimento que lute para garantir direitos igualitários a todos.