Engenheiros e estudantes de Arapiraca participam do I Microrregional do CEP

Arapiraca recebeu na manhã desta terça-feira, 28, no Teatro do Sesi, o primeiro microrregional que antecede a 10ª edição do Congresso Estadual dos Profissionais (CEP) do Sistema Confea/Crea e Mútua. No encontro, engenheiros, estudantes e autoridades locais discutiram o tema “O Papel da Engenharia e da Agronomia na utilização e aproveitamento de recursos naturais com sustentabilidade” e contribuíram na criação de proposições que serão analisadas no evento marcado para ocorrer no próximo dia 16 de julho, em Maceió.

O primeiro momento do encontro contou com a palestra do engenheiro Álvaro Menezes, que falou sobre a utilização dos recursos naturais. A apresentação serviu como base de informações para subsidiar os presentes, preparando-os para o segundo momento do evento.

A etapa seguinte foi a formação de quatro Grupos de Trabalhos (GT), dois deles composto de nove profissionais e os outros com oito. Ao todo 11 proposituras foram apresentadas e aprovadas por unanimidade.

O presidente Fernando Dacal falou da importância do envolvimento de todos os profissionais no congresso. “Iniciamos aqui a caminhada para a elaboração de nossas propostas que serão aprovadas no CEP em Maceió e, consequentemente, no encontro nacional em Palmas. É importante a presença dos conselheiros, estudantes e engenheiros da região que possam colaborar na construção de proposituras voltadas a localidade. Nosso objetivo é fortalecer todas as profissões do Conselho”, destacou.

Dentre as autoridades presentes estiveram os secretários da Fazenda e Infraestrutura de Arapiraca, Fernando Lobo e Daniel Oliveira, respectivamente, o presidente do Crea-AL, Fernando Dacal e o diretor-presidente da Mútua Alagoas, Fábio Loureiro. Estiveram presentes os coordenadores das Câmaras de Elétrica, Valter Leandro e Agronomia, Reinaldo Falcão.

O próximo encontro microrregional está marcado para acontecer no município de Penedo, no dia 18 de junho, a partir das 9h. O ex-presidente do Crea, Ronaldo Patriota e a conselheira Ana Constantina irão ministrar a palestra “Os Rumos da formação profissional da Engenharia e Agronomia brasileira “. As inscrições continuam abertas pelo site www.crea-al.org.br.

Saiba o que é o CEP – A cada triênio, o Crea-AL realiza o CEP com o objetivo de colher – dos engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos e meteorologistas – proposições que sejam encaminhadas ao Congresso Nacional com a finalidade de transformá-las em normativos como leis, decretos, ou resoluções que fortaleçam as categorias ligadas ao nosso Sistema.

O evento deste ano traz como tema principal “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional” e cinco eixos temáticos, onde cada proposição estar alinhada aos cinco eixos temáticos, 1) Inovações Tecnológicas; 2) Recursos Naturais; 3) Infraestrutura; 4) Atuação Profissional; 5) Atuação das Empresas de Engenharia.

As propositoras aprovadas em Alagoas serão encaminhadas ao Congresso Nacional dos Profissionais (CNP), que será realizado em Palmas-TO entre os dias 19 e 21 de setembro.