Crea-AL promove seminário sobre ética profissional

A Comissão de Ética do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) promove, nos dias 9 e 10 de outubro, o I Seminário Ética em Pauta. O principal objetivo do evento é nivelar o entendimento sobre as disposições contidas no Anexo da Resoluções 1002, 1004 e 1090. DN 94.

Durante os dois dias, serão discutidos assuntos relevantes para os integrantes da Comissão de Ética, assessores técnicos e jurídico do Crea Alagoas, que executam procedimentos relativos à instrução dos processos de infração ao Código de Ética, regido pelas resoluções 1002, 1004 e 1090 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). Além de profissionais inscritos em nossa jurisdição sobre nosso Código de Ética e toda a sociedade em geral que se interessar pelo assunto.

Segundo a coordenadora da Comissão de Ética do Crea/AL, eng. eletric. Ana Constantina Sarmento, é de extrema importância debater esse assunto com os profissionais do Estado. “Eu vejo uma distância do Conselho junto ao exercício profissional, mas que está fazendo um trabalho puramente cartorial e não educacional, por entender que a ética também é um exercício de aprendizagem”, afirmou.

“O dia todo somos bombardeados na mídia, por notícias de corrupção envolvendo obras inacabadas, superfaturadas, e a sociedade nunca viu nenhuma manifestação do Conselho. Então agora nós queremos abrir as portas, criar canais, fazer pontes de comunicação e dizer a sociedade que a Casa da Engenharia também está aberta para eles. O momento é totalmente oportuno para falarmos de ética, moral e valores”, completou Ana Constantina.

Para a coordenadora da Coordenadoria Nacional de Comissões de Ética (CNCE), eng. civ. Flávia Roxin, a iniciativa do Crea Alagoas em trazer para o Estado a discussão da ética profissional é fundamental para a continuidade da linha de trabalho que está sendo traçada já com os coordenadores dos regionais. “Para que a gente consiga ter uma excelência em relação aos trabalhos que envolvem a ética, é necessário que tenhamos o mesmo entendimento, a mesma linha de raciocínio e que todos consigam trabalhar da mesma forma para que assim consigamos dar as respostas que a sociedade precisa”, explicou.

Na programação, já temos confirmado um painel sobre a visão de cada Conselho de Fiscalização, a respeito da Ética Profissional, com a OAB e o CREMAL; palestra com a coordenadora da Comissão de Ética do Crea/AL, eng. eletric. Ana Constantina Sarmento; uma palestra sobre a visão do Ministério Público Federal sobre os conselhos de Fiscalização Profissional, em sua atuação disciplinar no exercício profissional; Fluxo de um processo ético, disciplinado pela Resolução 1004/2003 do Confea, entre outros temas importantes a serem discutidos.

O evento é gratuito e será aberto para profissionais, estudantes e toda sociedade em geral! Basta clicar AQUI e se inscrever para garantir seu lugar. As vagas são limitadas!