Crea-AL prestigia entrega de título à arquiteta Zélia Maia Nobre

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), engenheiro civil Fernando Dacal e o conselheiro, engenheiro civil Marcelo Daniel, estiveram presentes na cerimônia onde a arquiteta Zélia Maia Nobre, fundadora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e autora de vários projetos premiados, recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Ufal, na última quinta-feira, 10, no auditório da Reitoria.

O título é o maior concedido pelas universidades a uma personalidade, com ou sem títulos acadêmicos, conforme o Estatuto da Universidade Federal de Alagoas. Quem o recebe, apresenta eminente contribuição para o progresso da Universidade, da Região ou do País.

Dacal defendeu a importância de participar desse momento de reconhecimento. “É um resgate da história da arquitetura e da engenharia alagoana que a gente tem que reverenciar. Quero parabenizar a universidade pela iniciativa, pelo respeito a uma pessoa que participou da formação da maioria dos profissionais da engenharia e da arquitetura de Alagoas”, disse.

Em sua fala, a arquiteta agradeceu às pessoas responsáveis pela iniciativa da concessão do título e falou dos “laços de amor”, sendo bastante aplaudida. Pernambucana, ela se disse grata a Alagoas, estado que a acolheu. “Estou muito feliz de estar aqui e hoje estou grata por tudo isso. Obrigada, Alagoas, mais uma vez. Obrigada, Ufal, pelo título”, completou Zélia.

Conhecida como “dama do traço elegante”, Zélia trouxe para Alagoas uma arquitetura moderna e seus projetos foram marcados pela inovação. O Iate Clube Alagoas, construído em 1963 na praia de Ponta Verde e que durante anos foi cartão-postal de Maceió, a Residência Universitária Alagoana da Ufal, projetada na década de 70, e o Centro Psiquiátrico Judiciário Pedro Marinho Suruagy, de 1978, premiado pela ONU pela humanização do espaço manicomial, são alguns dos exemplos das obras projetadas pela arquiteta.