Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Semana da Engenharia: Estudantes e profissionais são homenageados

Semana da Engenharia: Estudantes e profissionais são homenageados

  • Notícias

A noite desta quinta-feira, 12, foi especial para muitos representantes da engenharia alagoana. Na 4ª edição da Semana da Engenharia, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas promoveu uma noite de homenagens para premiar autoridades, colaboradores, profissionais e estudantes que contribuem com o desenvolvimento do Estado.

O presidente do Conselho, eng. civil Fernando Dacal afirmou que não poderia resgatar o Crea Alagoas, sem antes resgatar os professores, os ex-presidentes, sem trazê-los para a história do Crea novamente.

“Não podemos falar de engenharia no estado de Alagoas sem lembrar do saudoso Aloysio Freitas Melro, Everaldo Castro e de mais quatro ou cinco que se reuniram em 1951 para criar a escola de engenharia. Se não existisse a escola de engenharia da Ufal, talvez nós não estivéssemos aqui hoje”, completou.

Mais um momento especial para a história do Crea Alagoas. A noite de homenagens começou com a entrega dos certificados aos conselheiros que encerram mandato em 2019. Seguido da Comenda Luíz Gonzaga, entregues aos profissionais com o registro mais antigo no Crea, foram agraciados, o Engenheiro Civil Paulo Roberto Nunes Pimentel, na ocasião, representado por Henrique Lessa; o Engenheiro Agrônomo Tadeu Sibaldo de Assunção; e a primeira mulher a se registrar no Crea Alagoas, a senhora Engenheira Civil Maria Helena Lins Marinho.

O Engenheiro Agrônomo José Ailton Pacheco, foi agraciado com a Comenda Jarbas Oiticica. Já o Engenheiro Civil Pedro Vieira, recebeu a homenagem com a Comenda Luís Abílio. O ex presidente do Crea-AL, o Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho, Ronaldo Patriota e o ex conselheiro da casa, o Engenheiro Civil Arlindo Cabus (representado por seu filho Ricardo Cabus), receberam a homenagem com a Comenda Manoel Ferri.

Os alunos destaques de 2019 indicados pela Universidade Federal de Alagoas, que receberam a Comenda Mário Mafra, foi o estudante do Centro de Ciências Agrárias (CECA), do curso de Engenharia Florestal, Nivandilmo Luiz da Silva e do Centro de Tecnologia (CTEC), do curso de Engenharia Civil, Alexia Ferreira Moraes. Já do Centro Universitário Cesmac, foi o aluno do curso de Engenharia Civil, Savio Augusto Ferreira Borges.

O fundador da Faculdade de Engenharia em Alagoas, o Engenheiro Civil Aloysio Freitas Melro, foi homenageado com a inscrição no Livro do Mérito “in memorian”, pelos relevantes serviços prestados à engenharia e à agronomia. Um de seus filhos, Gilka Melro Machado e família esteve presente para receber a honraria. Homenageada, também pelos relevantes serviços prestados à engenharia e à agronomia, mas dessa vez com a Medalha de Honra ao Mérito, a professora e geóloga Rochana de Andrade foi agraciada.

Este ano, criamos uma categoria para homenagear uma empresa alagoana, considerada um dos melhores exemplos de reforma agrária do País. E a homenageada foi a Cooperativa Pindorama, sendo representada por seu diretor presidente Klécio José dos Santos, que recebeu uma Menção Honrosa pelo fortalecimento da economia do Estado e na geração de emprego.

Uma homenagem, em especial, foi para um colaborador do Crea Alagoas, que há mais de trinta anos desempenha suas atividades com grande dedicação. Jacilda Gomes dos Santos, mais conhecida como Cida, foi agraciada com o Diploma de Funcionária do Ano. Para encerrar a noite, com a última homenagem, mas não menos importante, o Conselho preparou um vídeo para homenagear o professor e geólogo Abel Tenório que, por questão de saúde, não conseguiu estar presente, mas mandou seu filho Erando Tenório, para receber a medalha Professor Hermano Pedrosa das mãos do presidente Fernando Dacal e da comissão do mérito.

Sentimento de honra

O engenheiro civil Pedro Vieira, que representava todos os homenageados, falou da sua satisfação ao receber a comenda Luiz Abílio, seu professor da cadeira de construção de edifícios, e disse que se sentia honrado, pois todas as comendas carregavam o simbolismo de pessoas que fizeram pelo estado e pelo município.

REGISTRO DO RESTANTE DA PROGRAMAÇÃO

Leonardo Tavares fala sobre cidades inteligentes

Na última terça-feira, dia 10, o executivo de negócios da Bentley Latin America, Leonardo Tavares, foi o palestrante do painel “Cidades Inteligentes: uma perspectiva para Maceió” e afirmou que tem ajudado as cidades ao redor de todo o mundo a avançar em iniciativas de planejamento, inteligente, sustentável e melhores soluções para o desenvolvimento de grandes centros urbanos através das tecnologias.

Aline Ferro mobilizou mulheres do Crea

A engenheira mecânica, especialista em fontes alternativas de energia e com experiência em manutenção de linha leve e pesada, Aline Ferro, ministrou, manhã da quarta-feira, 11, um curso de Mecânica Básica para Mulheres, onde abordou com elas, algumas técnicas de manutenção preventiva, de segurança e também de primeiros socorros. “Tivemos uma breve aula prática onde aprendemos a ver os níveis dos óleos lubrificantes e nível de água dos motores”, afirmou.

Manoel Maia Nobre enriquece o debate sobre a poluição oceânica

A noite da quarta, 11, acabou com o mestre e PHD em engenharia civil, Manoel Maia Nobre, falando sobre “Poluição oceânica por petróleo: uma avaliação de risco à saúde humana”. Ele ressaltou que esse é um assunto recente, devido ao que aconteceu na costa do Nordeste e que tem deixado muitas pessoas preocupadas, devido às consequências deste desastre.

Mutua sempre apoiando a engenharia alagoana

A Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas – também foi apresentada, através do seu coordenador estadual, João Lira. “Toda vez que um profissional paga uma ART, uma parte desse valor vai para a Mútua, e nós temos a obrigação de devolver para o profissional em forma de benefícios. Então temos na Mútua, serviços, benefícios e convênios locais e nacionais.  Visite-nos para uma conversa”, convidou.