Presidente do Crea participa da posse de reitor da Ufal

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas, o engenheiro civil Fernando Dacal, esteve presente na assinatura de posse do novo reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Josealdo Tonholo, na tarde desta terça-feira, 28 de janeiro. A cerimônia foi realizada na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, falou sobre a importância das métricas de desempenho no ensino superior. “A educação pública não é gratuita, a população paga por ela. Por isso, é essencial conhecer os números”, explicou. Ele destacou também a importância dos institutos federais “O número de vagas em instituições de ensino técnico vinha caindo. Já estiveram em 2 milhões e passou para 1,8 milhão. Nosso objetivo é aumentar para 3,4 milhões”, afirmou.

Tonholo falou que acredita na transformação pela educação. “Precisamos manter o legado de crescimento e das respostas que a universidade dá à população alagoana. É necessário ampliar o relacionamento com a comunidade e com os governos federal, estadual e municipal”, afirmou Tonholo. “A universidade também precisa se atualizar. Uma das nossas principais frentes é o empreendedorismo no contexto contemporâneo, o que traz um desafio gigantesco”, completou.

A Ufal possui duas cadeiras no plenário do Conselho, uma do Centro de Tecnologia da Ufal (Ctec) e uma do Centro de Ciências Agrárias (CECA), contribuindo assim nos debates sobre a engenharia e a agronomia alagoana.