Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Ética profissional foi discutida no Crea-AL durante Seminário

Ética profissional foi discutida no Crea-AL durante Seminário

  • Notícias

Durante dois dias, assessores técnicos e jurídicos, conselheiros, fiscais, profissionais do Sistema e estudantes, participaram do primeiro seminário para discutir ética profissional. O evento aconteceu nos dias 09 e 10, quarta e quinta-feira, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas.

Na cerimônia de abertura, o presidente do Crea-AL, engenheiro civil Fernando Dacal, agradeceu a presença das autoridades e profissionais presentes, e desejou a todos um grande evento. “Espero que tenhamos, nesses dois dias, um evento enriquecedor, pois é um assunto que merece toda a nossa atenção. Temos pautas que são inerentes a todos os Conselhos de fiscalização, então precisamos nos afinar mais, principalmente agora nessa defesa quanto a alguns pontos da PEC 108”, ressaltou.

A coordenadora Nacional das Comissões de Ética dos Creas, engenheira civil Flávia Roxin afirmou estar muito alegre por ver acontecer, neste ano, pela primeira vez em vários Creas, eventos com esse. “Estou muito feliz que na minha gestão como coordenadora nacional, os presidentes das comissões dos regionais, terem abraçado essa ideia da realização de um seminário ou de uma semana de ética em seus Creas”, destacou.

Para a coordenadora da Comissão de Ética do Crea-AL, engenheira eletricista Ana Constantina Sarmento, a casa foi preparada para os donos da casa. “Esse primeiro espaço onde vamos falar sobre ética, sobre moral, mas principalmente vamos falar de gente, de cuidado, de responsabilidade e de crescimento. Isso é o meu norte, é fazer engenharia pensando nessas pessoas que estão recebendo o legado que vamos deixar dentro da nossa responsabilidade profissional. Esse evento não é somente para o profissional de engenharia, de medicina e nem do direito, mas também para toda a sociedade que se sente incomodada, que não vê nenhuma resposta dos órgãos de fiscalização profissional”, afirmou.

Primeiro dia

A autora do livro Manual de Ética Profissional, a sul-mato-grossense e ex-conselheira do Crea-MS, engenheira agrônoma Juliana Casadei, foi a primeira palestrante do dia, trazendo para os participantes do evento uma análise do Código de Ética Profissional do Sistema Confea/Crea. E segundo a palestrante, ética é a base para o exercício de todas as profissões. “Quem ama a engenharia, agronomia, quem ama as profissões do Sistema, no final das contas, no exercício da profissão, desenvolve seu trabalho pautado dentro dos princípios da ética” disse Juliana.

Seguindo a programação, tivemos um painel, sobre a visão de cada Conselho de fiscalização, a respeito do tema Ética Profissional, onde ouvimos o vice-corregedor do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), o Dr. Alfredo Aurélio Marinho Rosa, em seguida, a coordenadora Nacional das Comissões de Ética dos Creas, engenheira civil Flávia Roxin e por último, o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/AL, o advogado Telmo Calheiros.

Encerrando o primeiro dia do seminário, o Master Coach, autor dos livros “Mapas mentais e memorização para provas e concursos” e “Imunidade Emocional”, Felipe Lima, tentou com sua palestra motivacional, “destravar a mente empreendedora para viver uma engenharia lucrativa”.

Segundo dia

Para iniciar o segundo dia, o engenheiro civil e de segurança do trabalho, ex-presidente do Crea-AL e coach Ronaldo Patriota, trouxe para os participantes uma palestra sobre Moral versus Ética. “Muita gente confunde ética com moral, acham que são sinônimos e são duas coisas completamente diferentes. Se vocês saírem daqui hoje com o entendimento de que ética trabalha o modo de ser, o comportamento e a moral trata de costumes, valores determinados pela cultura, já ficarei satisfeito”, falou Ronaldo.

Logo após, a coordenadora da Comissão de Ética do Crea-AL, engenheira eletricista Ana Constantina Sarmento trouxe uma palestra sobre a sensação que a sociedade tem de impunidade dos profissionais nas áreas da engenharia, no exercício de seus ofícios. “Falar de ética e exercitar no dia a dia é uma coragem que a gente precisa ter para fazer. É um modelo ideal, mas é um modelo que nós procuramos chegar a partir das limitações humanas que temos”, explicou Ana.

Finalizando o I Seminário Ética em Pauta, a coordenadora Nacional das Comissões de Ética dos Creas, engenheira civil Flávia Roxin, fez um momento mais técnico, voltado para aqueles que operam, os técnicos e conselheiros especialmente, sobre as divergências entre os normativos que regem um processo ético. “Agora é a hora da gente conversar mesmo, tirar dúvidas. Eu trouxe aqui para vocês o que mais tem incomodado ultimamente como na resolução 1004 ”, explicou Flávia.