11 de abril de 2019

Crea firma acordo com Braskem para inspeção na drenagem do Pinheiro

Foto: GazetaWeb

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) firmou um acordo de cooperação técnica com a Braskem, os Ministérios Públicos Federal (MPF), Estadual (MPE) e Trabalho (MPT), e a Prefeitura de Maceió, com o objetivo de realizar inspeções na drenagem do bairro do Pinheiro.

No documento assinado entre as instituições envolvidas, o Conselho ficou responsável em disponibilizar uma lista de profissional habilitados para a realização de serviços de engenharia na região.

O trabalho iniciou na manhã desta quinta-feira, dia 11, e deve durar até o fim do mês com a intenção de detectar falhas no sistema. A empresa Tecnopoços, contratada pela Braskem, realizará as análises com a utilização de câmeras robotizadas, que possuem alta tecnologia para monitoramento interno de tubulações horizontais como galerias, redes de esgoto e drenagem. A iniciativa vai garantir melhor orientação no serviço realizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). 

As câmeras robotizadas percorrerão tubulações e produzirão vídeos em alta definição, nos locais com melhor luminosidade. Já nos trechos mais escuros, serão utilizados equipamentos que produzem imagens em infravermelho, o que garante o registro de todos os detalhes. Vídeos e fotos serão enviados automaticamente para um computador e os relatórios diários auxiliarão a Seminfra na definição e realização dos serviços de reparo mais urgentes.

A Defesa Civil municipal apoiará as atividades, facilitando o acesso das equipes a ruas e avenidas, entre outros espaços, e também será responsável pelo recebimento, instalação, guarda e manutenção dos equipamentos.

Desde o ano passado, quando surgiu o agravamento dos problemas do Bairro do Pinheiro, a Braskem tem colaborado com as autoridades para a identificação das causas das ocorrências do bairro. A Empresa aguarda o laudo técnico conclusivo. Caso fique comprovado que as suas atividades deram causa aos eventos do Pinheiro, assumirá sua responsabilidade com a sociedade alagoana, como tem feito ao longo de mais de 40 anos de atuação no Estado de Alagoas.