Importância da ART, CAT e Livro de Ordem é tema de palestra do Crea no Ifal

A importância da ART, CAT e do Livro de Ordem na atividade dos profissionais de Engenharia foi o tema da palestra ministrada, na manhã desta quinta-feira, 21, pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), Fernando Dacal, na quarta edição da Semana Técnica de Construção Civil do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Alunos e professores presentes no auditório Jorge Batista receberam informações sobre a forma de atuação do Crea na fiscalização da profissão e, consequentemente, da garantia do mercado de trabalho para os engenheiros habilitados.

“O profissional que cumpre a lei, registrando seus documentos obrigatórios, será sempre protegido. Estes registros têm como objetivo comprovar a efetiva participação do profissional na execução dos trabalhos de engenharia”, disse o presidente.

Dacal disse ainda que o Crea vem buscando combater o acobertamento profissional, que é o uso indevido do nome de algum engenheiro sem, no entanto, participar da obra. Constatada essa ilegalidade, o Conselho deve punir emitindo um auto de infração.

“O engenheiro que executa esse ato ilegal está colocando em risco a segurança da sociedade”, completou. O evento do Ifal ocorre desde dia 18 de novembro e vai até o próximo dia 23. Além de palestras, os participantes estão participando de competições e minicursos.