13 de fevereiro de 2020

Crea participa do 9º Encontro de Líderes e tem coordenador Nacional eleito

Lideranças da área tecnológica nacional, entre elas, a comitiva do Crea-AL, estão reunidas em Brasília, para o 9º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua. A abertura nesta quarta-feira, 12, contou com a participação de conselheiros, presidentes de Creas, integrantes de câmaras especializadas, comissão de ética e de entidades nacionais e regionais.

O evento abre, oficialmente, a agenda do ano e marca a renovação das coordenadorias dos diversos fóruns consultivos do Sistema. Realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), contou também com a presença de parlamentares que integram a Frente Parlamentar Mista da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional e que acompanham a tramitação de projetos de lei de interesse da área tecnológica.

Ao se dirigir aos participantes, o presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger, destacou a agenda do evento “que mobiliza centenas de lideranças oriundas de entidades de classe, instituições de ensino e sindicatos, que integram o nosso sistema profissional, composto por mais de um milhão de profissionais e aproximadamente 265 mil empresas das áreas tecnológicas”.

Para Krüger, “o país precisa das diversas modalidades das engenharias, da agronomia, da geologia, da geografia, da meteorologia, dos tecnólogos e dos técnicos de segurança do trabalho que funcionam como as molas propulsoras do desenvolvimento consistente e sustentável do país”.

Quanto às ações parlamentares, Krüger destacou que 600 projetos de lei tramitando no Congresso são de interesse da área tecnológica nacional e foi aplaudido novamente quando afirmou que “o Confea atua em ações propositivas, como as que a terminaram a aprovação do PLC 13/2013, que caracteriza como essenciais e exclusivas de Estado as atividades exercidas por engenheiros e engenheiros agrônomos ocupantes de cargo efetivo no serviço público federal, estadual e municipal. Sobre o Projeto de Decreto Legislativo 901/18, que revoga a Resolução 51 do CAU/BR, disse do apoio de diversos deputados.

Lideranças eleitas 

Ainda na quarta-feira, 12, nomes dos titulares e adjuntos do Colégio de Presidentes (CP), do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) e das Câmaras Especializadas do Sistema Confea/Crea (Engenharia Civil, Florestal, Elétrica, Industrial, Agronomia, Agrimensura, Geologia e Minas, Segurança do Trabalho e Ética) foram definidos.

Entre os nomes, que assumem o mandato 2020, está o conselheiro do Crea-AL, eng. agrim. Lucas Barbosa Cavalcante, eleito como coordenador Nacional das Câmaras Especializadas de Agrimensura (CCEAGRI).

Até sexta-feira, 14, os fóruns decidem também o calendário de reuniões e o plano de trabalho para este ano.