Alagoas terá um dos maiores engenheiros de sua história, o professor e ex-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) Vinícius Maia Nobre, recebendo a medalha de honra ao mérito no maior evento da categoria: a 72ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia, que acontece em setembro, na cidade de Fortaleza.
A notícia foi comemorada nesta sexta-feira (29), por toda diretoria do Crea-AL, após a sessão plenária ocorrida em Brasília, na sede do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). O nome de Vinícius Maia Nobre foi o primeiro a ser discutido e homologado, por unanimidade pelos conselheiros federais.
Comemorando a conquista, o presidente do Crea-AL Fernando Dacal, enalteceu a escolha dos conselheiros e os envolvidos na construção da proposta de homenagem. “Uma homenagem mais que justa para nosso Estado”, falou o presidente, que destacou o brilhante trabalho da Comissão ao Mérito do Conselho alagoano. Foi um trabalho conjunto de todos que fazem o Crea Alagoas. Destaco o esforço de todos, na pessoa da nossa conselheira Ana Maria, uma grande colaboradora para essa conquista ser efetivada”, destacou o presidente.
Como diz o professor e engenheiro civil, Rostand Lanverly, Vinícius é uma ‘pedra preciosa’ não só da engenharia, mas também da história do nosso Estado. “Ele [Vinícius] e o professor Fernando Gama, nossas ‘pedras’, fizeram muito por nossa profissão. Agora estão colhendo os frutos que plantaram. Mais que justo essa aproximação deles com o Crea e com os que estão chegando agora”, conlcuiu o Lanverly.
O homenageado, Vinícius Maia Nobre, se sente bastante honrado ao receber essa homenagem de âmbito nacional. “A modéstia me impede de dizer que eu não merecia receber essa medalha de honra ao mérito. E eu a recebo e transfiro a todos os meus colegas de profissão e ex-alunos”, afirmou.
Já em Brasília, o Crea Alagoas também contou com a articulação da conselheira federal e vice-presidente do Confea, Ana Constanina. Para ela, o ato é uma prova do reconhecimento por toda a contribuição que ele deu à Engenharia.
Lembrando que na última plenária, ocorrida no último dia 19 de maio, os conselheiros e engenheiros civis representantes do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Alagoas (Senge/AL) Getúlio da Silva, José da Silva, José Faustino Filho, Francisco Costa, Cid Carlos da Silva, Messias Filho, Dermeval de Lacerda, Daniel Eugenio, Ana Maria Nascimento, Maria De Fátima Torres, Edmar Gusmão, Fernando Regis Viana, Victor Vasconcellos, o engenheiro agrônomo Valmir Ramos, o engenheiro eletricista Charles de Almeida, os engenheiros mecânico Arthur Maciel e Mário Antônio Braga, o engenheiro de minas Paulo Roberto de Melo, os eng. civis e de seg. do trabalho Marco Valério da Silva, Luiz Gonzaga Lima Filho, Cristovam Lins Filho, o tecnólogo em san. amb. José Marcos Bezerra, os representantes da Sociedade dos Engenheiros Agrônomos de Alagoas (Seagra), os engenheiros agrônomos Alzira Mercia Gomes, Robson Gomes Da Silva e José Reinaldo Falcão, o representante da Fundação Educacional Jayme de Altavila (Fejal), o eng. eletr. Celso Viana Da Silva, o representante da Ufal, do curso de Agronomia, o eng. agrônomo José Ailton Ferreira Pacheco, o representante do curso de Engenharia Civil da Ufal, o eng. civil Flávio de Lima, os representantes da Associação dos Profissionais de Eletro-Eletrônica – Aprel/Al, os engenheiros elétricos Geison da Costa e Geison Alves, aprovaram com unanimidade o nome do professor e engenheiro civil Vinícius Maia Nobre para concorrer a medalha de honra ao mérito no maior evento da categoria: a 72ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia, que acontece em setembro, na cidade de Fortaleza.