Crea destaca-se em Workshop contra a Resolução de nº 51 do CAU/BR

Muitos se enganam sobre o respeito e a força que o Sistema Confea/Crea tem na sociedade. O resgate dessa credibilidade em Alagoas está apenas começando e já surte efeito. Isso é um breve resumo do que o presidente do Crea Alagoas, Fernando Dacal, falou no painel “As ações dos Creas juntos às Prefeituras”, do workshop realizado pela Coordenação Nacional de Engenharia Civil, sediado em Salvador-BA. Foi uma oportunidade do presidente esclarecer as iniciativas do órgão contra a decisão da Prefeitura de Maceió de rejeitar projetos arquitetônicos elaborados por engenheiros civis.

Bastante aplaudido pelos engenheiros civis de todo Brasil, Dacal fez parte do momento mais esperado do evento. A tarde desta sexta-feira, dia 17, foi reservada para debater sobre um problema que afeta milhares de engenheiros civis: a inconstitucional Resolução de Nº 51, proposta pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), que está anulando o direito dos engenheiros elaborarem projetos arquitetônicos.

Para o presidente do Crea Alagoas, esse foi um momento oportuno para ser explicado as ações realizadas pelos Conselho, que sempre buscou garantir esse direito legal dos profissionais. “Entendo esse evento como algo muito importante para a gente [Crea Alagoas]. Vínhamos sendo criticados por todo o País porque não estávamos agindo, para os ‘olhos’ da maioria. Mas muitos se enganaram, pois nossa estratégia foi diferente dos outros”, disse Dacal, que contou o passo a passo das iniciativas tomadas para reverter a situação.

“A situação chegou a um ponto em que nossa movimentação teve que ser bem discreta e pontual. Começando com a audiência das instituições representantes da Engenharia, Abenc,  FNE, legislativo municipal e câmara de civil, na Superintendência de Controle e Convívio Urbano de Maceió, seguida da convocação dos profissionais afetados, que se reuniram em meu gabinete, e por fim, o apoio de grandes entidades parceiras: Sinduscon e Ademi. Tudo isso foi importante para solucionarmos o problema”, destacou.

Caso esclarecido.

Diante das publicações das ações, vários coordenadores, em pedidos de apartes, parabenizaram Dacal pelas pontuais iniciativas – até porque a categoria desconhecia as atitude de Alagoas para solucionar esse caso.

A vice-presidente do Confea, Ana Constantina, exaltou toda a condução da gestão do Crea Alagoas para resolver o impasse. “Alagoas fez muito bem feito o dever de casa. O presidente Fernando Dacal fez todo o uso da força representativa que o Sistema Confea/Crea traz durante essas décadas. Mobilizou e teve êxito. Ele não precisou nos ligar para pedir ajuda. Suas ações foram competentes e o problema solucionado”, parabenizou Ana.

A MELHOR NOTÍCIA

Mas a melhor notícia do dia só chegou durante o painel. É que o superintendente de Controle e Convívio Urbano de Maceió, Reinaldo Braga, ligou para Dacal informando que a partir desta segunda-feira, dia 20, o órgão voltará a aceitar projetos arquitetônicos elaborados por engenheiros civis.