Exposição no Crea explica recuperação dos silos do Moinho Motrisa

Foi no dia 27 de abril de 2014, quando um  dos silos do Moinho Motrisa acabava de explodir esparramando toneladas de grãos de trigo, danificando carros, casas e causando prejuízos a moradores e comerciantes que estavam no local. Nesta terça-feira, 7, um ano dois meses e sete dias após o  fatídico acidente – sem vítima fatal – o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) realizou um debate técnico com diretores e engenheiros do Motrisa para esclarecer, pela primeira vez,  sobre o que é que está sendo feito, como engenharia, na recuperação não somente do silo que rompeu mas dos outros que foram afetados pela explosão.

O trabalho que está sendo feito foi apresentado aos conselheiros, representantes das coordenadorias de Defesa Civil Municipal e Estadual, pelos engenheiros Paulo Godoy, Edward Uchoa e Kleber Demétrius Ribeiro. Antes da exposição em que foram apresentados slides dos silos, a equipe elogiou o interesse do Crea em saber como está o serviço da recuperação.

“Hoje é a primeira vez que somos chamados por um órgão de defesa da sociedade para explicar o que ocorreu naquele fatídico 27 de abril. Agradeço a você, Dacal e a todos os conselheiros pelo espaço”, disse o diretor do Motrisa, engenheiro mecânico Paulo Godoy, ressaltando que a recuperação e o reforço dos silos, que têm 50 anos de estrutura, estão sendo feitos com absoluta segurança e que as colunas dos silos rompidos não voltarão a funcionar porque não serão colocados mais trigo lá dentro.

SEM CARGAS – Os engenheiros que estão tratando da recuperação garantem que os silos vão ficar seguros em termos de rigidez e estabilidade porque vão ficar vazios. Disseram que seis silos menores interditados após a explosão tinham pequenas fissuras, mas não ofereciam uma situação de ruínas apesar de serem esvaziados.

Godoy lembrou o ano difícil para a empresa que até ventilou a possibilidade de ir embora de Alagoas. “Mas não posso deixar de mencionar uma entidade que muito me auxiliou naquele momento (disse referindo-se ao Crea) e que, através de seu corpo técnico nos deu grande apoio com a indicação de peritos para fazermos um serviço que hoje estamos no item de segurança avaliado em 100% e correndo atrás do prejuízo. Estamos tratando o que já estava doente e estamos também fazendo a recuperação, o que garante que não haverá mais deformações ao eliminarmos os riscos. Os sintomas geradores dos problemas estruturais estão sendo combatidos”, assegurou o engenheiro.

MUDANÇA – Os representantes do Moinho mostraram na plenária que o nível de fissuração encontrados nos silos está sendo combatido com um revestimento protetor e que a evolução de uma fissuração depende, como sempre, da falta de manutenção.  Godoy diz que a empresa procura uma área de 20 hectares no Polo José Aprígio vilela para construir uma nova unidade e sair do bairro do Poço, instalado há 80 anos, quando o local tinha pouco adensamento populacional. “Caso não aconteça só nos resta sair para outro estado”, disse.

O engenheiro deixou claro que não há mais condições do moinho permanecer onde está, até porque surgiu o problema da faixa exclusiva de ônibus e que de certa forma dificulta – na visão do diretor – o escoamento da produção de 10 mil toneladas de grão mensalmente ficando logisticamente inviável para o tráfego de caminhões que geralmente carregam 13 toneladas de grãos na direção do porto de Maceió.

presidente do Crea, Fernando Dacal demonstrou sua preocupação caso haja a possibilidade da saída do Moinho Motrisa para fora de Alagoas porque iria repercutir no aumento do trigo e quem ficaria prejudicado seria o consumidor dos produtos derivados do grão.