Um link dos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea e Mútua com o banco de dados da ABNT/Coleção, contendo todas as Normas Técnicas vigentes no acervo da Associação Brasileira de Normas Técnicas e da Associação Mercosul de Normalização (AMN). Esse é o primeiro compromisso do termo de contrato assinado na quarta-feira (19) entre os presidentes do Confea, dos 27 Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia, da Mútua – Caixa de Assistência e braço assistencial do Sistema Confea/Crea, Cláudio Calheiros, e Odilon Batista representando Pedro Buzatto Costa, presidente do Conselho Deliberativo da ABNT. O segundo compromisso do documento é garantir 50% de desconto aos que quiserem adquirir Normas de seu interesse. Para isso, basta estar adimplente junto ao Regional. Quem, além de adimplente, for associado à Mútua obtém 60% de desconto.
O contrato, que dá continuidade à parceria iniciada em 2012 entre as entidades, foi assinado durante a 4ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, que até a sexta-feira (21) se realiza em Maceió (AL).
A consulta por tempo indeterminado, a visualização por tempo predeterminado e a impressão do texto completo das Normas, no limite de 37.500 páginas por profissional contratante estão definidos nos termos do contrato. A inclusão de profissionais do Sistema nos comitês brasileiros e nos organismos de Normalização Setorial, da ABNT também está assegurada e figura entre os diversos itens do documento.
O login e a senha de acesso serão fornecidos pela ABNT e atenderão ao mínimo de 700 localidades indicadas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua.
O valor total do contrato – que tem vigência de um ano – é de R$ 750 mil, cabendo R$ 250 mil para cada parceiro: Confea, Mútua e os 27 Creas somados, com um só valor, de acordo com seu orçamento.
Na abertura da reunião, o presidente do Crea Alagoas e anfitrião do evento, Fernando Dacal, destacou a importância dos debates. “Aqui discutimos assuntos relevantes para as categorias e para o desenvolvimento do nosso País. Hoje, na abertura do evento, contamos com a presença de representantes da indústria alagoana”. Para ele, essa presença “mostra a força desse encontro”.
Já o presidente do Confea, José Tadeu da Silva, falou da contínua necessidade dos debates. “Temos assuntos importantes que precisam ser discutidos, como a recente manifestação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, que aponta para nós um caminho para validar as Anotações de Responsabilidade Técnica e anuidades”, disse o presidente referindo-se à legalidade da cobrança das contribuições profissionais.
Aos presidentes de Creas, José Tadeu garantiu o apoio do Conselho Federal na solução de problemas nos Regionais. “Reforço que o Confea continua à disposição. Se estivermos juntos, seremos todos vitoriosos. Que esta reunião seja bastante produtiva para que possamos enfrentar os desafios e as dificuldades dos Creas.”
Palestras
Além dos itens da pauta, a reunião do colegiado em Maceió teve palestras sobre “Mitigação de cheias e regularização de vazões na região metropolitana”, por Wellington Coimbra Lou, e “Novo panorama do mercado de trabalho de engenheiros”, por Mariangélica de Almeida, no primeiro dia, e, nesta quinta, do engenheiro agrônomo e conselheiro federal José Geraldo Baracuhy sobre “Resultados de GT Contec”, além de outra sobre “Rede de Engenharia”, por Paulo Mascarenhas e Antônio Octaviano.
O lançamento da Frente Parlamentar da Engenharia também faz parte dos compromissos dos presidentes reunidos em Maceió e deve marcar o encerramento da reunião nesta sexta-feira.