MPF convida Crea para participar de Campanha contra à corrupção

Na última quarta-feira, dia 12, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), Fernando Dacal, visitou o procurador-chefe do Ministério Público Federal de Alagoas (MPF-AL), Rodrigo Tenório, para tratar de assuntos relacionados a engenharia alagoana. Na oportunidade, Tenório convidou o Conselho para participar da campanha “10 Medidas contra a Corrupção”, uma ação que tem por objetivo aprovar, no Congresso Nacional, medidas de combate a um problema que assola todo o País.

Assuntos relacionados ao Crea Alagoas, como por exemplo, a interferência de outros conselhos nas atribuições dos profissionais do Sistema e um convênio de cooperação técnica entre as instituições, foram discutidos entre os gestores.

Tenório deixou o MPF de portas abertas ao Conselho, garantindo que a ação será muito bem aceita pelo órgão. Ele também destacou a importância do engajamento do Crea, que está sendo a primeira autarquia local a ser contatada pelo Ministério, na campanha de nível nacional que busca combater a corrupção no Brasil.

“Nosso objetivo em Alagoas, como já vem sendo feito em outros estados, é arrecadar assinaturas da sociedade civil em apoio às medidas sugeridas, como por exemplo, o combate ao enriquecimento ilícito, fim da prescrição retroativa, mudanças do sistema de imunidade e recursos do processo penal. Precisamos de 1,5 milhão de assinaturas para levar esse projeto ao Congresso Nacional e viabilizar sua aprovação”, disse Rodrigo.

Dacal ofereceu um espaço para o procurador no Colégio de Presidente, evento que acontece entre os dias 19 e 21 deste mês, com todas as lideranças do Sistema Confea/Crea. “Nessa reunião, o procurador poderá expor todo o pensamento do MPF, em busca de mais apoio para a causa”, disse o engenheiro civil Fernando Dacal.