Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Microrregional do 9º CEP acontece em Penedo; Nove propostas foram criadas

Microrregional do 9º CEP acontece em Penedo; Nove propostas foram criadas

  • Notícias

CEP Penedo (17)

Foi na manhã desta quarta-feira, dia 18, no município de Penedo, que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) deu início ao primeiro evento microrregional de preparação para o 9 Congresso Estadual de Profissionais (CEP-AL). Trazendo como tema central “O Sistema Confea/Crea e Mútua em defesa da Engenharia e da Agronomia Brasileiras”, o encontro objetiva, com a ajuda de profissionais, criar e aprovar propostas de leis que valorizem e modernizem as profissões ligadas a entidade.

Na abertura do evento, compuseram a mesa o presidente do Crea Fernando Dacal, o prefeito de Penedo Marcius Beltrão e seu vice, Ronaldo Lopes, o diretor regional da Mútua Alagoas, Fábio Loureiro e, representando as entidades de classe, o presidente do Sintec, José Cícero.

Dando as boas-vindas, o prefeito Marcius Beltrão agradeceu a escolha do histórico município em sediar este primeiro evento. “Sabemos a importância da engenharia para o desenvolvimento da sociedade e nos orgulhamos da escolha desta bela cidade. Espero que daqui [Penedo] saiam proposituras de destaque no CNP”, falou o prefeito.

CEP Penedo (16)O vice-prefeito e também engenheiro civil, Ronaldo Lopes, destacou os serviços de engenharia promovidos pela atual gestão executiva e ainda aproveitou para pedir a ajuda do Crea no debate para uma das obras mais importantes da cidade.

“A construção civil tem sido umas das marcas da nossa gestão. Diversos prédios históricos têm sido recuperados aqui no município. Outro grande serviço de engenharia é a ponte que liga nossa cidade com Neopolis-SE. Estamos sendo apoiados pelo governo de Alagoas e a Codevasf. O projeto fica pronto em junho de 2016 e já adiantamos aqui a necessidade da participação do Crea em discutir a viabilidade da obra”, disse o vice-prefeito.

Fechando a cerimônia de abertura dos trabalhos, o presidente Fernando Dacal destacou a importância da categoria se engajar nos debates acerca das categorias ligadas ao Sistema. “Estes eventos irão ter um fechamento em Maceió no próximo dia 20 de junho. Na data do 9 congresso, já garantiram a presença palestrantes de nível nacional, como o presidente da Federação Nacional da Engenharia, Murilo Pinheiro. Inclusive, iremos lançar aqui no Estado o movimento Engenharia Unida, outro grande projeto de criação de propostas para tentar mudar a realidade do nosso País”, lembrou Dacal.

Mútua em pauta

WhatsApp-Image-20160518O diretor-regional da Mútua Alagoas, Fábio Loureiro, ainda teve a oportunidade de expor algumas informações sobre a Caixa de Assistência dos Profissionais do Sistema Confea/Crea. Poucos engenheiros sabem, mas a Mútua é um importante braço assistencial do profissional. Ela concede financiamento de veículos, imobiliários, recursos de investimentos de inovação, seguro de vida, plano de saúde e outros serviços.

“Nossa missão é aproximar o profissional da Mútua e fazer que ele usufrua das linhas de benefícios concedidos”, reforçou Loureiro.

Início dos trabalhos

CEP Penedo (1)O coordenador do CEP-AL e superintendente do Crea Alagoas, Niradelson Salvador, apresentou, aos 25 profissionais presentes, a parte operacional do evento. O engenheiro civil ainda destacou a oportunidade que cada participante tem de propor idéias que venham contribuir com as categorias envolvidas.

As propostas devem estar sempre relacionadas aos eixos temáticos do Congresso. No evento deste dia 18 de maio, o eixo debatido foi “Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à Sociedade”, que contou com a explanação do engenheiro agrônomo Ricardo Ramalho. Nos próximos eventos serão discutidos os eixos “Tecnologia e Inovação”, no próximo dia 25 de maio, em Palmeira dos Índios, e “Carreiras e prerrogativas da Engenharia e da Agronomia”, em 9 de junho, na cidade de Arapiraca.

As propostas

CEP Penedo (6)Quatro grupos de trabalhos foram formados para iniciar os debates e a construção das ideias. Ao todo, as equipes conseguiram apresentar e aprovar nove propostas que serão avaliadas no CEP em Maceió.

O grupo número 1, liderado pelo engenheiro Reinaldo Falcão, contribuiu com as seguintes proposituras: 1) Paridade por representação por Estado no Conselho Federal; 2) Instituir a representatividade dos Técnicos e Tecnólogos no Sistema; 3) Campanha Nacional permanente de reconhecimento e valorização do profissional da Engenharia junto à sociedade; 4) Criar uma premiação de “Inovação e Tecnologia” considerando as áreas temáticas; 5) Padronização das disciplinas básicas de toda Engenharia  (2 anos.CEP Penedo (2)

A equipe de número dois, foi coordenada pelo engenheiro eletricista Geison Cavalcante. Juntos, os integrantes propuseram um posicionamento dos Confea/Crea, através de seu plenário, sobre a padronização e normatização dos cursos de graduação nas Engenharias e Agronomias com definição de carga horária presenciais mínimas e a criação de exame de habilitação para o profissional no fim do curso.

Já os componentes orientados pelo engenheiro civil José Medeiros, destacaram a necessidade da implementação da disciplina de Ética e Legislação profissional nos cursos técnicos e de graduação abrangidos pelo Sistema Confea/Crea.

Por fim, os profissionais acompanhados pela coordenadora engenheira civil Ana Maria e o presidente do Sintec, José Cícero, sugeriram a inserção da lei 4.950ª, de 22 de dezembro de 1966, que dispõe sobre o piso salarial nas prefeituras, empresas privadas e órgãos públicos.

CEP Penedo (12)

Confira mais fotos:

 

CEP Penedo (7) CEP Penedo (8) CEP Penedo (3) CEP Penedo (4) CEP Penedo (5) CEP Penedo (11) CEP Penedo (10) CEP Penedo (9)