Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Arapiraca sedia o último encontro preparatório para o 9º CEP Alagoas

Arapiraca sedia o último encontro preparatório para o 9º CEP Alagoas

  • Notícias

O último encontro microrregional preparatório para o 9º Congresso Estadual de Profissionais (CEP-AL) aconteceu na manhã desta quinta-feira, 09, no auditório do Planetário e Casa da Ciência, no município de Arapiraca, onde reuniu cerca de 50 pessoas, entre profissionais e estudantes.

Com o uso da palavra, o presidente Fernando Dacal cumprimentou todos os presentes e explicou, para quem ainda não tinha participado de nenhum outro encontro, que este evento é precursor do CEP que fechará as propostas e demandas dos engenheiros de Alagoas para o 9º Congresso Nacional dos Profissionais que será realizado em setembro, em Foz do Iguaçu.

_DSC0233“Aproveitando a oportunidade, já que a prefeita Célia Rocha não pôde estar presente, gostaria que você Ivens, passasse a ela, que nós do Crea estamos à disposição da prefeitura de Arapiraca. Somos parceiros e queremos ser parceiros também na defesa da sociedade arapiraquense contra os maus profissionais e contra aqueles que tentam exercer as atividades inerentes à engenharia, agronomia, geologia, geografia e todas as profissões que tem registro em nosso Conselho”, acrescentou o presidente do Crea.

E para finalizar seu pronunciamento, Dacal agradeceu o espaço cedido pela prefeitura para a nova sede da Inspetoria de Arapiraca. “Hoje a tarde iremos inaugurar nossa inspetoria que, devido às dificuldades financeiras, estávamos pensando até em fechar, mas a prefeitura abriu as portar e nos cedeu um espaço”.

Na ocasião, representando a prefeitura de Arapiraca, o secretário de Meio Ambiente e Saneamento, Ivens Leão se mostrou satisfeito na realização desses congressos regionais. “É importante que sejam feito mais eventos como esse para que possamos debater com a sociedade, inclusive do interior do Estado, avaliando as dificuldades que essas regiões têm para que a gente possa conseguir avançar em diversos setores da categoria”, afirmou.

“A prefeitura de Arapiraca é parceira do Crea em vários sentidos e a cada dia precisamos estreitá-la, tendo em vista o nosso desenvolvimento nacional na geração de emprego e nas obras estruturantes. Então essa parceria é inevitável e justificável no sentido da gente combater às obras sem responsabilidade técnica, sem fiscalização e que futuramente pode trazer transtornos para a sociedade e para a prefeitura”, completou.

_DSC0288Abrindo os trabalhos, o engenheiro civil e professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Eduardo Setton, proferiu uma palestra sobre um assunto que, segundo ele, trabalhou a vida inteira que é a Tecnologia e Inovação e a difícil integração entre academia, mercado e os governos (federais, municipais). “A gente vê um mercado que foi formado dentro de uma universidade, não conseguir conversar e trabalhar no dia-a-dia com os professores da universidade e pesquisadores. E nós encontramos também, uma dificuldade grande com os governos”, afirmou.

“No mundo que é plano, como o nosso, Alagoas é um lugar pobre e plano. Nós precisamos encontras os nossos “picos” e os nossos “picos” eles não são somente o turismo. Precisamos construir coisas com educação, com ciência, tecnologia. Precisamos falar do gênio que fez uma empresa dar certo com tecnologia, inovação. Precisamos enaltecer e dar valor também à nossa inteligência” finalizou.

_DSC0295A segunda explanação do dia foi feita pelo engenheiro agrônomo, secretário de meio ambiente e saneamento de Arapiraca, Ivens Leão, que abordou o tema Carreiras e Prerrogativas. “A formação profissional se dá ao longo da sua trajetória, da sua atuação, independente das áreas que você irá atuar”, alegou.

“O mercado e a sociedade exige que tenhamos qualidade na hora de fazer algum trabalho, habilidade de trabalhar em equipe, habilidade para trabalhar com mudanças e iniciativas para tomar certas decisões. Não adianta você ter uma pessoa bem formada, com nível técnico apurado, se ele não domina essas outras habilidades. A nossa formação ajuda muito, mas as habilidades que temos que ter no dia-a-dia, diante do ponto de vista humanista e social, de sensibilidade em relação a atuação, só aprendemos na prática”, completou.

Proposituras

Em Arapiraca, cinco propostas foram aprovadas. Somando um total de mais de vinte proposituras para levar ao 9º CEP. O primeiro grupo, liderado pelo engenheiro eletricista Geison Alves, sugeriu duas propostas. A primeira é promover através de cartilhas ou eventos, a conscientização da importância da segurança no trabalho, voltada para quem trabalha no campo, principalmente com o manuseio de produtos agrotóxicos. A segunda sugestão foi a retirada das tantas engenharias do Ministério da Educação e colocá-las sob a tutela do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação.

Já a equipe número dois, liderado pelo agrônomo Ailton Pacheco, também indicou duas propostas. A primeira, que os municípios obedecessem a lei referente ao piso salarial dos profissionais, tanto para estatutários e celetistas. E a segunda, é fazer eleições do Sistema Confea/Crea pela internet, a partir do próximo pleito.

O último grupo, liderado pela coordenadora Ana Maria sugeriu a melhoria do relacionamento entre profissionais e entidades de ensino com a tecnologia.

9º CEP Alagoas

Profissionais vinculados ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) e estudantes, poderão participar, no próximo dia 20 de junho, às 9 horas, no Hotel Jatiúca, do mais importante evento alagoano das categorias que fazem parte do Sistema Confea/Crea e Mútua, o 9º Congresso Estadual de Profissionais (CEP-AL). As inscrições podem ser realizadas clicando aqui ou encaminhando um e-mail para comunicação@crea-al.org.br.

 

_DSC0318 _DSC0320 _DSC0324 _DSC0361