Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • CEP-AL aprova proposituras para o Congresso Nacional de Profissionais

CEP-AL aprova proposituras para o Congresso Nacional de Profissionais

  • Notícias

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) concluiu, nesta segunda-feira, dia 20, os trabalhos do 9 Congresso Estadual de Profissionais (CEP) ligados ao Sistema Confea, Crea e Mútua. No evento, além das 16 proposituras selecionadas e delegados definidos para as discussões nacionais, Alagoas aderiu, na presença do presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Pinheiro, a sua participação no movimento Engenharia Unida, com uma proposta de rediscutir a saída da crise econômica e política enfrentada pelo Brasil.

9 CEP (17)O presidente do Crea Alagoas, Fernando Dacal, abriu os trabalhos do 9º CEP destacando que tanto o Congresso como o movimento têm um objetivo em comum: garantir melhorias para as profissões do sistema e mobilizar o Brasil para a mudança.

“Hoje é um dia muito importante para a engenharia alagoana. Primeiro pelo Congresso dos Profissionais e, segundo, pela adesão do nosso Estado ao movimento Engenharia Unida, encabeçado pela Federação Nacional dos Engenheiros. Hoje, nosso desafio é debater a melhor forma de reconquistar a qualidade de vida da população e dos serviços prestados pelos nossos profissionais.  Precisamos pensar muito no que vamos fazer para mudar o dia de hoje. O voto é o que pode mudar tudo, é nossa principal saída”, disse Dacal.

Ainda durante sua fala, Dacal mostrou grande preocupação em uma proposta que tramita no Congresso Nacional. Ela pretende acabar com os Conselhos das profissões. Segundo ele, o prejuízo seria enorme para o Brasil, devido ao enfraquecimento da fiscalização e o aumento da concorrência com o empresariado internacional.

9 CEP (22)“Existe um estudo sendo feito no Senado Federal, que defende o fim dos Conselhos Regionais e Federais. Isso abre caminho para que as empresas vindas de fora do País, se instalem aqui para, sem a menor fiscalização, trabalhar e disputar serviços com as locais. Mostro-me preocupado”, finalizou o presidente, aproveitando a presença do deputado federal e líder da Frente Parlamentar da Engenharia no Brasil, Ronaldo Lessa, para entregar o documento para ser discutido em Brasília.

9 CEP (1)Encerrando a solenidade de abertura, o diretor-presidente da Mútua Caixa de Assistência dos Profissionais, Paulo Guimarães, apresentou o plano de ação e projetos desenvolvidos pela instituição. “Nós [Mútua] estamos aqui para colaborar com os trabalhos desenvolvidos em prol dos nossos associados. Nossa gestão assumiu em agosto de 2015 e vem buscando se aproximar mais dos profissionais, fazendo com que nossa caixa seja mais conhecida e utilizada”, falou.

Engenharia Unida

9 CEP (2)Agora, Alagoas se junta ao Movimento que está ganhando o Brasil. Aproveitando a presença de entidades ligadas a construção civil, como sindicatos; associações; universidades; órgãos governamentais e representantes do legislativo, o presidente da FNE – Federação Nacional dos Engenheiros, Murilo Pinheiro, lançou o Engenharia Unida.

Somando o discurso de preocupação com o momento vivido pelo País, Murilo falou da necessidade de agregar grupos que esteja querendo contribuir na discussão de soluções de melhoria do Brasil.

“Vivemos num País que passa, talvez, a maior crise da história. Isso faz com que nós todos tenhamos que dar as mãos. Estamos discutindo em cada um dos Estados, os diversos campos das ideias, que proporcione uma saída para o péssimo momento econômico e político. De que forma precisamos contribuir para a mudança? Precisamos discutir, exigir e nos indignar com os acontecimentos. Precisamos criar um sistema melhor, que se antecipe aos problemas que estão por vim. É por isso que convoco todos para, juntos, marcharmos juntos em busca da mudança”, disse o presidente.

Proposituras aprovadas

Entre as proposituras avaliadas, dezesseis delas foram aprovadas. São elas:

  • Atuação junto ao MEC para que, antes de autorizar a criação do curso, a grade curricular seja submetida ao Confea.
  • Padronização das disciplinas básicas de toda a engenharia (2 anos).
  • Fazer eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua em todos os níveis pela internet a partir do próximo pleito.
  • Criação de caminhão permanente de tecnologia.
  • Apoiar e divulgar os projetos pilotos de pesquisa de estudantes.
  • Parceria com o MP e demais órgãos fiscalizadores, financiadores e investidores, com vistas a elaboração de projetos e obras de saneamentos ambientais em todas as cidades.
  • Criação de um Prêmio de reconhecimento ao trabalhador de pesquisa na área de inovação tecnológica do Sistema.
  • Criar mecanismos de fiscalização que atue junto com o município e órgãos, via internet, para serviços de engenharia.
  • Unificar a grade curricular dos cursos correlatos em função de hoje ser responsável pelas atribulações dos profissionais.
  • Padronização e normalização dos cursos de graduação nas engenharias e agronomias com definição de cargas horárias.
  • Paridade de representação por estado no Conselho Federal.
  • Instituir a representatividade dos técnicos e tecnólogos no Sistema.
  • Organizar campanha nacional permanente de reconhecimento e valorização do profissional da engenharia junto à sociedade.
  • Implementar a disciplina ética e legislação profissional nos cursos técnicos e de graduação abrangidos pelo Sistema.
  • Promover através de cartilhas, eventos e cursos, a conscientização da importância da segurança no trabalho e utilização de produtos agrotóxicos.
  • Encaminhamento pelo Confea ao Congresso Nacional de propusituras, instiuindo a presença de um representante, indicado pelo plenário do Confea, nos Conselhos de agência regulatória dos serviços públicos (ANS, ANATEL, ANAC, ANVISA, etc).

Delegados eleitos

Na parte da tarde, os trabalhos foram concentrados nas eleições dos delegados, que irão representar Alagoas no Congresso Nacional de Profissionais (CNP), programado para ocorrer entre 1 e 3 de setembro, em Foz de Iguaçu-PR.

DSC_0847

No total, sete profissionais foram eleitos, sendo três sem mandato no plenário do Crea-AL e quatro com mandato. Foram eles: Luiz Carlos Tauber (sem mandato); Carlos Eduardo (sem mandato); Robson Gomes (sem mandato); Charles Mariano (com mandato); Marcos Valério (com mandato); Cristovam Lins (com mandato) e José Reinaldo (com mandato).

Confira mais fotos: 

9 CEP (19) DSC_0844 9 CEP (16) 9 CEP (15) 9 CEP (14) 9 CEP (13) 9 CEP (12) 9 CEP (11) 9 CEP (10) 9 CEP (9) 9 CEP (8) 9 CEP (7) 9 CEP (6) 9 CEP (5) 9 CEP (4) 9 CEP (3)