O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) iniciou, nesta quarta-feira (14), com a participação do deputado federal e candidato a prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), o primeiro dia do bate-papo “Agenda 10 – Pensando Maceió”. A intenção do Conselho é ouvir as propostas dos candidatos e destacar demandas da categoria técnica.
Em suas primeiras palavras, o presidente do Crea, Fernando Dacal, destacou a importância do Conselho na participação desde processo e, também, chamou a atenção para que nos outros encontros, os candidatos sejam objetivos, abordando as propostas e evitando acusações como vem acontecendo no guia eleitoral e nos palanques.
“Priorizamos dez pontos que achamos de grande importância para o desenvolvimento da nossa capital. Ao mesmo tempo, que apresentamos a Agenda 10, quero te passar um projeto de autoria da Federação Nacional dos Engenheiros que estamos ajudando a construir. É o Cresce Brasil, um caderno de propostas que discute o desenvolvimento das cidades brasileiras”, disse o presidente Dacal, entregando o material ao candidato.
Orientado pelo documento Agenda 10, JHC externou suas opiniões e propostas para os itens expostos pelo Crea. Foram eles: 1) Atuação profissional; 2) Salário Mínimo; 3) Saneamento; 4) Desburocratização Pública; 5) Infraestrutura e Logística; 6) Acessibilidade; 7) Meio Ambiente; 8) Turismo; 9) Educação e 10) Combate à Corrupção.
DO ANALÓGICO AO DIGITAL – Dentre os pontos mencionados pelo candidato, destacam-se a forma como ele diz que vai tratar dos problemas burocráticos da capital.
“Gostaríamos de destacar alguns princípios que vamos trazer para a nossa administração. Pretendo mudá-la do analógico para o digital. O que significa isso? Vamos lutar por um modelo que desburocratize e centralize a atuação do executivo. Hoje temos um problema muito grande em relação ao cumprimento da legislação e segurança jurídica em relação ao empreendimento que acontece no município. Um exemplo disso é a Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU). Tivemos alguma oportunidade de perceber que as pastas e entidades que precisam dialogar com esse órgão quase sempre demonstram uma insatisfação”.
Ao fim do debate, João Henrique se comprometeu em ler cada detalhe da lista proposta pelo Crea e o livro Cresce Brasil. “Com essas orientações já podemos ter uma base dos pontos a serem trabalhados em nossa administração”, disse.
Próximos encontros
Na próxima semana, o Crea vai receber no dia 21 o candidato e deputado federal Paulão, no dia 22, Paulo Memória e fechando o bate-papo “Agenda 10 – Pensando Maceió”, na sexta-feira, dia 23, Gustavo Pessoa.
À pedido da equipe de campanha do atual prefeito e candidato a reeleição, Rui Palmeira, o Crea aguarda uma nova data proposta para a participação nos debates. Já sobre Cícero Almeida, sua coordenação de campanha pediu para retirar o candidato dos debates devido a falta de espaço em sua agenda de campanha.
—