Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Creas Alagoas e Paraná sugerem e CBIC debate sobre construção civil

Creas Alagoas e Paraná sugerem e CBIC debate sobre construção civil

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, ministrou, na última quinta-feira (6), no Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, realizado no Rio de Janeiro, uma palestra sobre o “Panorama da Indústria da Construção Civil”. A participação de Martins foi uma solicitação dos presidentes Fernando Dacal (Crea-AL) e Joel Kruger, (Crea-PR).

Segundo Martins, a indústria da construção civil atravessa um momento bastante delicado com alto índice de demissões e variação negativa do PIB da construção civil. “Nos últimos dois anos quase três milhões de pessoas perderam o emprego em nosso setor. Isso é dramático e precisa ser revertido rapidamente. Precisamos acabar com esse descrédito e desconfiança que afeta nosso país”, disse.

SONY DSC

De acordo do Dacal, a participação do presidente da CBIC é reforçar a ideia de que a categoria precisa se unir junto ao Sistema Confea/Crea e garantir maiores conquistas e valorizações. “Temos como objetivo desenvolver uma pauta conjunta com a entidade. A luta não é só do Confea, mas de todas entidades ligadas aoConselho”, destacou Dacal.

Importância da CBIC – A entidade representa politicamente a cadeia produtiva da construção, em âmbito nacional, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país e é dirigida por um Conselho de Administração eleito pelos associados. A CBIC atua por meio das suas cinco comissões técnicas, duas delas voltadas para as atividades-fim: Obras Públicas, Privatizações e Concessões (COP) e Indústria Imobiliária (CII).

Outras três comissões estão voltadas para as atividades-meio: Política e Relações Trabalhistas (CPRT), Materiais, Equipamentos, Serviços, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) e Meio Ambiente (CMA). A entidade conta ainda com três fóruns voltados para atividades específicas: Fórum de Advogados (FA), Fórum de Ação Social e Cidadania (FASC) e Fórum dos Seconcis. Além do Banco de Dados.

Ela ainda representa internacionalmente a indústria brasileira da construção. Também integra a Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC), filiada à Confederação Internacional das Associações de Construção (CICA). A FIIC, representante do setor da construção em toda a América Latina, compõe, em conjunto com entidades internacionais de outras regiões geográficas, um organismo responsável pelo intercâmbio mundial do setor.