Alagoas terá R$ 600 milhões para obras, disse ministro Maurício Quintela no Crea

Maurício Quintella Lessa, Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, palestrou na quinta-feira, dia 15, no auditório do Crea, sobre os “Novos modelos de contratação de obras e perspectivas de investimentos em infraestrutura de transportes”, apresentação que ocorreu no penúltimo dia da Semana da Engenharia do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL).

Dado início ao evento, o presidente dodsc_1271 Conselho, Fernando Dacal, disse da satisfação, em nome de todos os profissionais da engenharia alagoana, em ter o Ministro, vindo direto de Brasília somente para dar a palestra. “O Crea Alagoas está com um prestígio muito grande, pois estamos recebendo aqui o Ministro dos Transportes, que veio somente a Alagoas para dar essa palestra para nós”, destacou.

Antes de iniciar a exposição, o ministro agradeceu ao presidente Dacal, o carinho e o convite de estar na casa do engenheiro, e disse que não poderia deixar de vir conversar com os profissionais alagoanos, principalmente nas comemorações da Semana do Engenheiro. “Já estive em São Paulo, onde o Deputado Ronaldo Lessa esteve presente, como presidente da Frente Parlamentar Mista, e nós estamos trabalhando juntos. A Frente é um canal muito importante entre o parlamento e o poder executivo”, afirmou.

dsc_1313PALESTRA – O ministro Maurício Quintella, começou dizendo da sua preocupação diária no Ministério. “Por melhor trabalho que eu faça no Brasil inteiro, não adianta ser um bom ministro dos transportes para o Brasil, se eu não for também um bom ministro para Alagoas. Nós temos um pequeno grupo de trabalho, dentro do Ministério, que acompanham todos os projetos e obras de Alagoas, que a gente tem e que a gente pode fazer aqui no estado. E eu espero que, esse tempo que eu estiver lá, a gente consiga avançar bastante e que deixe toda a infraestrutura, que cabe ao governo federal, aqui em Alagoas, resolvida ou pelo menos, muito bem encaminhada”, externou.

Segundo Quintella, pela primeira vez, o Brasil terá a oportunidade de pensar e planejar a infraestrutura de modo em conjunto, já que a primeira medida que o presidente Temer tomou, foi o fato do Ministério dos Transportes ter sido agregado à Portos e Aviação Civil. “Agora conseguimos discutir os projetos para o Brasil de forma planejada, para cinco, dez, quinze, e no caso das ferrovias, para cinquenta, setenta anos”, afirmou.

dsc_1299“E como todos sabem, estamos em um momento de muita restrição fiscal. O Brasil passa por um momento de extrema dificuldade fiscal. Então, o presidente, por conta disso, fez algumas determinações. Primeiro, ele lançou o programa de parcerias e investimentos. Como nós estamos em restrição fiscal, ou seja, baixa capacidade para investimento público na área de infraestrutura, ele criou esse programa que tem a função de coordenar e fazer com que todos os processos andem”, alegou.

Disse que quando assumiu o Ministério, teve que tomar algumas decisões no campo do investimento público. E, segundo ele, a grande decisão tomada foi a de priorizar obras inacabadas de acordo com o grau de execução. “Determinamos primeiro que não iniciaríamos obra nova, como de fato não iniciamos obra nova no Brasil. Queríamos concluir aquilo que efetivamente tinha alto grau de execução. E o que mais tem por aí a fora são obras com oitenta e cinto por cento de execução, que precisam ser concluídas. E resolvemos dar prioridade nisso. Então, nós, esse ano, concluímos algumas e vamos continuar concluindo várias outras que estavam ou paralisadas ou com problemas orçamentários”, assegurou.

dsc_1289ALAGOAS – Em Alagoas, o ministro afirmou que conseguiu orçamento para 2017 no valor de 600 milhões de reais. “Esse é um orçamento extremamente importante e diferenciado em relação aos anos anteriores. Nós priorizamos Alagoas, e a bancada federal nos ajudou a manter esse orçamento no congresso nacional. Eu apanhei muito nessa questão orçamentária porque Alagoas só ficou atrás de Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ou seja, nós somos o quinto estado com o maior orçamento do Ministério dos Transportes”, completou.

Esse valor, segundo o ministro, cobre toda a manutenção rodoviária, viaduto da PRF, dragagem e a construção do terminal de passageiros do Porto de Maceió. Ainda a instalação dos fingers (pontes de embarque), a cobertura de todo o estacionamento e o terraço panorâmico no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares – que já foi feito.