Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Crea Alagoas traz debate sobre Tecnologia em Plataforma BIM

Crea Alagoas traz debate sobre Tecnologia em Plataforma BIM

O terceiro dia da Semana da Engenharia do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), trouxe o debate sobre Tecnologia em Plataforma BIM, ministrado por um dos maiores especialistas da América Latina, o arquiteto e urbanista, Alexander Justi.

Abrindo o evento, dsc_114545a presidente do Crea Jr, estudante de engenharia Renata Atanasov, apresentou e explicou aos presentes, a missão da entidade e como eles trabalham em prol dos alunos do Sistema. “A missão do Crea Jr é aproximar os futuros profissionais ao Sistema Confea/Crea e Mútua, promovendo a formação de jovens líderes, afim de contribuir de forma inovadora para o desenvolvimento dos profissionais, prezando pela ética e pela sociedade”, afirmou.

A Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas – também foi apresentada, através do seu coordenador estadual, João Lira. “Toda vez que um profissional paga uma ART, uma parte desse valor vai para a Mútua, e nós temos a obrigação de devolver para o profissional em forma de benefícios. Então temos na Mútua, serviços, benefícios e convênios locais e nacionais. Nos façam uma visita para conversarmos melhor”, explicou.dsc_116262

Com a palavra, o presidente do Crea Alagoas, Fernando Dacal, agradeceu a presença de todos e destacou a importância da participação do palestrante da noite. “Alexander, sua empresa já tem um convênio com o Crea. Isso faz com que a engenharia alagoana saia na frente em termos de cursos para Revit e Plataforma BIM. Já que o governo federal decidiu que os processos licitatórios, nos projetos, terão que ser em BIM ”, afirmou.

dsc_119090Em sua apresentação, Justi explanou como a tecnologia trabalha, apresentando um case de Manaus. “Vamos falar sobre um estudo de caso, de um projeto desenvolvido para o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento – onde a nova sede é em Manaus, e vou apresentar aqui para vocês o que aconteceu, como foi feito, utilizando essa tecnologia”, alegou.

“A tecnologia BIM é um processo de trabalho que se utiliza de diversos softwares. O Revit é um dos softwares, ele é o mais conhecido, o mais famoso, mais usado no mercado, pelo menos aqui no Brasil. E quando o assunto é licitações, existe uma discussão muito grande sobre a questão da obrigatoriedade de utilização de softwares da autodesk. Na verdade não é uma questão da obrigatoriedade, é porque o órgão público comprou aquele software e solicita que seja entregue daquela maneira”, explicou.dsc_121212

“A tecnologia facilita o entendimento e o trabalho de tudo. Eu, como arquiteto, e vocês como engenheiros, a gente começa a se aproximar e é exatamente o foco dessa palestra, a colaboração. É uma mudança de cultura, de método de trabalho. Normalmente quando se trabalha com Auto CAD, quem trabalha age mais ou menos assim: eu faço a minha parte, lanço para vocês e seja o que Deus quiser. Agora, quando a gente trabalha com tecnologia BIM, o processo muda e precisa ser colaborativo”, finalizou.

Ao final da noite, o presidente do Crea Alagoas, o engenheiro civil Fernando Dacal, fez a entrega do certificado ao palestrante, em reconhecimento aos serviços prestados em prol dos profissionais vinculados ao Crea-AL e Mútua.

dsc_122121