Os engenheiros Dilton Falcão Simões, Fernando Gama, Carlos Fortes Melro, João Sampaio e outras personalidades da área tecnológica como os deputados Ronaldo Lessa e Inácio Loiola, nomes da área jurídica como o ex-ministro do TCU Guilherme Palmeira e o advogado Mendes de Barros, familiares dos engenheiros que criaram em 1955 o curso de engenharia civil da Universidade Federal de Alagoas, estudantes destaques das instituições de ensino superior Cesmac e Ufal, conselheiros que findaram os mandatos, entrega de comendas, medalhas e láureas ao mérito “in memorian” dos que se doaram pela valorização profissional, chamaram a atenção de um auditório repleto que prestigiou o encerramento da Semana da Engenharia no dia 16 de dezembro, às 18 horas, no auditório do Crea.
O presidente Fernando Dacal abriu a solenidade pontuando os dois anos de administração de seu mandato fazendo o registro de que muitas etapas e promessas ainda estão para serem realizadas e que terminava o exercício de 2016 tornando o Crea sustentável. “Quando assumimos, o Crea era deficitário”, lembrou. Disse que hoje o Regional consegue conversar com os engenheiros porque prioriza a aproximação com a comunidade técnica utilizando as redes sociais que mostra uma administração transparente e ética.
Dacal falou da implantação do modelo de gestão quando inseriu o Crea no MAC – Movimento Alagoas Competitiva. “Tivemos pontuação bem acima de empresas que fazem gestão da qualidade há muito tempo em Alagoas, isso devido ao trabalho competente dos nossos servidores. Ao ganhar maior visibilidade, também ganhamos o respeito dos que fazem engenharia”, ressaltou.
RECONHECIMENTO – Dacal afirmou que o caminho para chegar ao sucesso é sempre longo, mas nada é mais gratificante do que o que estava sendo realizado naquele momento em que havia o reconhecimento, de forma criteriosa e justa, a todos os homenageados para mostrar a sociedade que a engenharia alagoana tem história e amigos.
O engenheiro civil e deputado federal Ronaldo Lessa, que representa a frente parlamentar mista da engenharia no Congresso Nacional, ao fazer uso da palavra, disse que a Frente é ampla e que ela pretende cumprir o papel de resguardar o interesse do parque tecnológico nacional colocando a engenharia brasileira unida e no patamar que ela sempre deve estar porque nenhum país pode progredir sem engenharia.
O deputado estadual Inácio Loiola, que representava todos os homenageados, falou da sua satisfação ao receber a comenda Jarbas Oiticica, e disse que se sentia honrado, pois todas as comendas carregavam o simbolismo de pessoas e profissionais que, com ensinamentos e inovações em suas áreas afins, sempre estiveram comprometidas com o crescimento econômico e social do estado de Alagoas. “Ao debruçarem-se sobre pesquisas, eles criaram novos meios que abriram a janela da oportunidade para as famílias alagoanas no campo tecnológico, profissional e social”, concluiu. Confira os laureados.
CONFIRA MAIS FOTOS: