Embrapa e instituições investem em maior produção da soja em Alagoas

noticia_1060Conhecido historicamente pelo seu potencial no mercado da cana de açúcar, o estado de Alagoas vem buscando evoluir em tamanho e qualidade, na cultura da produção de soja. E pela segunda vez consecutiva, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal) junto de produtores, estão trabalhando, por meio do Programa de Incentivo à Produção de Grãos, em garantir a diversificação da agricultura local.

Em meados de 2016, foi feito experimentos na Fazenda Santo Antônio, localizada no município de São Miguel dos Campos, onde pesquisadores da Embrapa apresentaram 48 clones de soja. De acordo com os técnicos, a intenção foi observar o comportamento com o solo e o clima da região.

O resultado foi promissor, segundo o agrônomo e vice-presidente da Faeal, Edilson Maia, 5 ou 6 variedades recolhidas em outubro do ano passado não deixaram a desejar, e hoje Alagoas já é zoneada como área produtora de soja.

“Nossa intenção é aproveitar terras que foram de certa forma abandonadas pelos produtores de cana de açúcar. Dessa forma abrimos uma janela de oportunidades na monocultura alagoana, contribuindo assim com a economia do Estado. A soja chegou para somar com a cana e o milho. Precisamos variar e buscar alternativas para a crise do setor da cana”, destacou Edilson.

A expectativa é de alcançar valores semelhantes do estado de Sergipe, que há três anos tem acolhido essa experiência com sucesso. O secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, não esconde a ansiedade do Governo para que realmente haja um crescimento exponencial do plantio de soja em Alagoas.