Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Alunos do Ifal ganham 10 mil dólares para implantar projeto de reuso de água

Alunos do Ifal ganham 10 mil dólares para implantar projeto de reuso de água

sem-tituloEles são alunos do curso de Gestão Ambiental, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Marechal Deodoro, fizeram intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, e venceram na noite do dia 02 de abril, sábado, na Filadélfia, Estados Unidos, o concurso “Desafio Água” patrocinado pela Ambev com direito a R$ 10 mil dólares e mentoria da Falconi (consultoria de Vicente Falconi) para viabilizar projeto de reuso de água em Major Izidoro, no Sertão Alagoano.

O arapiraquense Guilherme Damasceno e a izidorense Maryllya Fonseca integram a equipe vencedora com o projeto “Palmas pra Vida”, que propõe o reaproveitamento de águas cinzas derivadas de uma escola municipal de Major Izidoro, terra natal da aluna Maryllya. A ideia é destinar as águas da escola para a irrigação de palmas, plantas que alimentam o gado leiteiro na cidade, em troca de parte do leite produzido e programas de educação ambiental.

“Meu pai é agricultor e perdeu safras de milho e de palma por causa da seca. Vimos no concurso uma ótima oportunidade de usar o nosso conhecimento para mudar essa realidade”, diz a izidorense Maryllya Fonseca, cujo projeto, segundo os organizadores, disputou com cerca de cem outros brasileiros inscritos que estudam na China, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Portugal.

Além dos alagoanos, integram a equipe vencedora a estudante Emanoella Rodrigues, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), e Higor Cerqueira, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) – que se integraram à equipe durante o intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança, realizado em parceria com instituições públicas de ensino do Brasil.