O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), Fernando Dacal, realizou na tarde desta quinta-feira, 25, uma visita de cortesia ao ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, para propor que o nome do engenheiro Aloysio Freitas Melro seja dado ao viaduto que será construído na rotatória da Polícia Rodoviária Federal, em Maceió.
O pleito surgiu pelo ex-conselheiro do Crea e atual deputado estadual Francisco Holanda, durante a última sessão plenária de 2016. A proposta foi aprovada de forma unanime pelos engenheiros que compõe a instituição alagoana.
“Além do pedido ter sido aprovado pelos nossos profissionais, destaco também um pedido do renomado professor, engenheiro civil e ex-presidente do Crea Vinícius Maia Nobre, responsável por importantes obras no Estado. Por isso compreendemos que a homenagem é justa”, disse Dacal.
A obra do viaduto vai acontecer no bairro do Tabuleiro dos Martins, mais precisamente na interseção das rodovias BR-104, 316 e a Via Expressa.
O encontro contou com a presença do superintendente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Claudio Calheiros e do secretário geral do ministério Fernando Fortes.
Referência da engenharia alagoana
Aloysio Freitas Melro é um dos responsáveis pela criação, em 1955, da faculdade de engenharia da Universidade Federal de Alagoas, juntamente com os engenheiros Antônio Mário Mafra, Everaldo Castro, Jayme Fonseca, Demócrito Barroca, José Steremberg, Talvanes Augusto Barros, Edson Barreto e Joaquim Tomas Diegues Júnior.
Melro foi o primeiro diretor da instituição de ensino, instalada no prédio da antiga Reitoria, na Praça Visconde de Sinimbú.