FPI: Crea autua estabelecimento por não apresentar receituário agronômico

okNo último sábado, dia 20, a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco flagrou mais uma irregularidade no interior de Alagoas. Dessa vez, foi encontrado um estabelecimento comercial no município de Craíbas que vendia agrotóxicos ilegalmente. Para inibir a ação ilícita da empresa, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) e a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) autuaram o empreendimento.

O estabelecimento é voltado para venda de materiais de construção, mas foram encontrados diversos frascos de agrotóxicos no local. Segundo a Adeal, foram classificados como mediano e extremamente perigosos. A fiscalização também encontrou algumas sacolas plásticas contendo pó branco que também pode se tratar do mesmo produto químico.

O Crea-AL alertou que a venda de agrotóxicos sem a emissão do receituário agronômico configura exercício ilegal da agronomia, além de representar risco à saúde dos funcionários, da população e ao meio ambiente. Por isso a empresa  autuada poderá pagar uma multa de até R$ 6,4 mil.

O exercício ilegal da agronomia é caracterizado quando um vendedor presta “assistência técnica” na área de atuação privativa desses profissionais ou quando da recomendação do agrotóxico sem estar legalmente habilitado para o exercício dessa atividade.

A FPI fiscalizou 25 estabelecimentos durante a primeira semana de operação da equipe “produtos perigosos”, nos municípios de Arapiraca e de Craíbas.

Texto: Crea Alagoas e G1 Alagoas