Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Deslizamentos em pauta: Crea e Defesa Civil realizam visita técnica nas encostas

Deslizamentos em pauta: Crea e Defesa Civil realizam visita técnica nas encostas

dsc_0978

Fragilizados pela condição econômica e agora desabrigados pelas fortes chuvas de maio. Esta é a realidade de centenas de famílias em Alagoas neste período chuvoso. Não é fácil atuar contra a força da natureza, ainda mais retirar pessoas que residem há anos em áreas com alto potencial de desastre.

Com o objetivo de minimizar estes problemas e agir na segurança da sociedade, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) sentiu a necessidade de trazer, no último dia 19 de junho, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o engenheiro especialista em prevenções e intervenções em encostas, Luis Edmundo Prado, para trocar informações e realizar uma visita técnica as áreas de risco juntamente com órgãos de Defesa Civil  do Estado de Alagoas e da sua capital.

Assunto chamou atenção de engenheiros e estudantes. (Foto: Ascom Crea)

Assunto chamou atenção de engenheiros e estudantes. (Foto: Ascom Crea)

Após a palestra “Instabilidade nas Encostas – Prevenção e Intervenções”, realizada no auditório do Conselho,  onde engenheiros, estudantes e técnicos do Estado e da prefeitura de Maceió participaram, foi realizada uma visita técnica em locais com alto risco de desabamento.

Um dos pontos visitados pela equipe de fiscalização do Crea-AL foi o morro que sustenta a comunidade do Bolão, no bairro da Cambona. Lá a situação foi avaliada como grave.

Esgotos irregulares que despejam água diretamente nas encostas colaboram com o desgaste do local. Além disso, a falta de drenagem do solo contribui para que o lançamento dessas águas no solo aconteça de forma contínua.

De acordo com Edmundo, isso acontece durante todo ano, e quando chegam as fortes chuvas a situação atinge o seu ápice, causando acidentes e possivelmente mortes.  “Há necessidade de uma intervenção com urgência, pois aqui corre-se sérios riscos das casas caírem”, alertou Edmundo.

Esgotos irregulares: Edmundo citou que a falta de drenagem do solo tem forçado a população jogar água nas encostas. (Foto: Ascom Crea)

Esgotos irregulares: Edmundo citou que a falta de drenagem do solo tem forçado a população jogar água nas encostas. (Foto: Ascom Crea)

O grande volume de água, num curto espaço de tempo, é o principal vilão desta época chuvosa. Em Maceió, mais de cinco mil pessoas foram vítimas dos temporais. A Defesa Civil municipal catalogou 76 áreas com potencial de novos desabamentos.

Do campo para a cidade: normalmente, locais que a construção civil ignora para investir são ocupados por pessoas de baixa renda. (Foto: Ascom Crea)

Segundo Edmundo, a falta de oportunidade nas cidades menores causa crescimento desordenado nas maiores cidades. Maceió sofre com ausência de planejamento. (Foto: Ascom Crea)

“O ideal seria identificar as áreas de risco e evitar que algo fosse construído no local. Mas o êxodo do campo para a cidade é desproporcional, fazendo com que o Poder Executivo não tenha tempo para trabalhar a infraestrutura daquele local.  Hoje, a retirada dessas famílias custa um valor muito alto, então o tipo de investimento por maior que seja é pouco. A população acaba sendo a vitima de tudo isso”, destacou Luis Edmundo.

Evacuação necessária – Ciente do risco eminente de desabamento, o secretário adjunto da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, destacou que em alguns locais fica até complicado realizar alguma obra preventiva com casas praticamente penduradas.

“Vamos ter que mobilizar o Ministério Público e a bancada federal para nos ajudar a resolver esta situação de evacuar alguns locais. Neste momento, estamos cadastrando quem teve prejuízos com as últimas chuvas e também discutindo formas de restabelecer com obras de engenharia os pontos mais afetados”, disse Dinário, também valorizando a vinda do especialista para o conhecimento de novas técnicas de prevenções.

dsc_1002De acordo com o presidente do Crea-AL , Fernando Dacal, a vinda do professor da UFBA, Luis Edmundo Prado, é uma contribuição da engenharia alagoana para as prefeituras e o Governo do Estado trocar experiências. “Essa foi a maneira que vimos de colaborar com esse momento difícil. Ofertar conhecimento aos nossos profissionais é trabalhar em defesa da sociedade colaborando com Alagoas”, falou Dacal, que ao final da ação do Crea agradeceu a vinda do professor Luis Edmundo, entregando-lhe o certificado Amigo da Engenharia Alagoana.