Alagoas sedia 3ª reunião da Câmara Nacional de Agronomia

5Os olhos da Agronomia Nacional estão voltados para Alagoas, que recebe nos dias 17, 18 e 19 de julho a 3ª Reunião Ordinária da Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO) do Sistema Confea/Crea. Neste encontro, os 27 membros do colegiado, representantes dos Estados brasileiros, discutem sobre a fiscalização integrada dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) em todo Brasil; assuntos pertinentes de combate aos impactos dos agrotóxicos; a qualidade dos cursos de ensino a distância e uma proposta que incentive o empreendimento em agronomia.

d35ca344-5961-44f9-93bb-b12b7612b72eA abertura da reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira (17), no Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, localizado no município de Piranhas. Durante a programação proposta, após as discussões da pauta do dia, foi realizada uma visita técnica a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

Colaborando com o encontro, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), representado pela promotora de justiça Lavínia Fragoso, falou da experiência da Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco, uma ação que conta com o apoio de outros órgãos federais e estaduais.

Também estiveram presentes, representando a Secretario de Agricultura de Alagoas, Álvaro Machado; os prefeitos de Água Branca e Piranhas,  José Carlos e Maristela Dias, respectivamente, e o presidente do Comitê da Bacia Hidrelétrica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda.a17df4d2-b7c3-4f85-bccb-2324390d3106

Impactos dos agrotóxicos e reunião com a Frente Parlamentar

No dia 18 o encontro muda para Maceió, no plenário do Crea Alagoas. De acordo com o coordenador da CCEAGRO, Reinaldo Falcão, nesta terça as discussões ficarão entorno do combate aos impactos dos agrotóxicos e a troca de experiência de outros Creas na área da fiscalização. A data será finalizada com a elaboração de propostas da Coordenadoria.

Na quarta-feira, 19, último dia do evento, o colegiado vai discutir com o líder da Frente Parlamentar Mista da Engenharia do Congresso Nacional, deputado Ronaldo Lessa (PDT), sobre encaminhamentos que devem ganhar espaço no Poder Legislativo do País.

Um deles é a a qualidade dos cursos, em especial os EADs (ensino a distância) e os presenciais de Agronomia promovidos no período da noite. No entendimento de Falcão, não é didático para o estudante o formato proposto e aceito pelo MEC, pois as aulas práticas e as de campo acabam sendo as mais penalizadas, dificultando um melhor entendimento dos discentes.

“A proliferação dos cursos de ensino a distância, por exemplo, precisa ser debatida profundamente com o MEC para não prejudicar a formação dos nossos profissionais. Precisamos começar um melhor diálogo com coordenadores, professores e alunos das universidades é fundamental para o Sistema, como também uma visita ao MEC para discutir a necessidade da nossa participação nessas decisões”, destacou Reinaldo, destacando a importância do deputado Ronaldo Lessa articular reuniões no ministério.