Crea-AL participa de seminário internacional sobre acessibilidade

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) participa nestes dias 20 e 21 de setembro, em Brasília, junto com outras instituições, do Seminário Internacional sobre Acessibilidade e Inclusão: expressão da cidadania.

Visando debater sobre as barreiras que comprometem o pleno exercício dos direitos das pessoas com deficiência, se pretende, com a realização deste seminário, potencializar a promoção da igualdade de oportunidades em relação às demais pessoas, com vistas à efetiva inclusão social. No total serão realizados cinco painéis, além de oficinas e mostras.

Segundo o presidente em exercício do Crea Alagoas, o engenheiro civil André Malta, eventos como esse são de muita importância para que as pessoas entendam que o assunto é mais abrangente do que promover a acessibilidade para cadeirantes, por exemplo. “É um conceito de tudo para todos. Como oferecer banheiros acessíveis, rampas, semáforos com temporizadores, mas também toda a dinâmica urbana, envolvendo aspectos culturais, como livros em braile e comunicação auditiva e outras formas de inclusão na saúde, na educação”, explicou.

Jackson Follmann, goleiro da Chapecoense e sobrevivente da tragédia aérea ocorrida no ano passado, prestigiou o seminário a convite da Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas (Mútua) e do Instituto de Prótese e Órtese (IPO) que desenvolveu um programa para atender às necessidades dos associados e seus dependentes que possuam algum tipo de deficiência física ou intelectual. O Programa de Inclusão da Mútua (PIM) oportuniza acesso facilitado a equipamentos, tratamentos, produtos e serviços que promovam qualidade de vida e reinclusão social e profissional, além de autonomia para realizar atividades do dia a dia.

O evento é realização do Tribunal de Contas da União (TCU) em parceria com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), a Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas (Mútua), a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD), a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara dos Deputados, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Instituto Ser Educacional e a Escola de Gente.