Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Paraíba sedia Semana de Ética reunindo profissionais e estudantes

Paraíba sedia Semana de Ética reunindo profissionais e estudantes

  • Notícias

O Estado da Paraíba sedia entre os dias 2 e 4 de maio, a Semana Paraibana de Ética. O evento reúne nomes da engenharia nacional, conselhos profissionais e representantes dos poderes legislativo e fiscalizatório para debater temas como cultura ética e os mecanismos de controle e no serviço público e nas atividades profissionais da área tecnológica. Representando o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) e a Câmara Nacional de Ética Sistema Confea/Crea, o engenheiro e conselheiro alagoano Marcelo Daniel participa do evento.

No dia a dia, atitudes como estacionar em local proibido, ficar com o troco dado por engano e furar a fila são consideradas formas antiéticas. Essas pequenas “vantagens”, no entanto, podem indicar a base da corrupção no País. De acordo com estudo divulgado pelo Instituto Data Popular em 2016, sete em cada dez brasileiros admitem já ter cometido atitudes corruptas em situações cotidianas.

O famoso “jeitinho brasileiro” é apontado por especialistas como um dos motivos do Brasil ter alcançado o 4º lugar entres os países mais corruptos do mundo. Do furo na fila aos grandes escândalos de corrupção que abalam o cenário político-econômico brasileiro, fica evidente que a ética é assunto indispensável em todos os meios sociais. Assuntos como estes norteiam a programação do encontro.

Programação

 O evento aberto nesta quarta-feira, 2, com a realização de três eventos em João Pessoa. Na capital, aconteceu três momentos importantes: Pela manhã, à tarde e à noite, na UFPB, Unipê e Faculdade Maurício de Nassau. Uma das palestras foi ministrada pelo presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o engenheiro civil Joel Krüger. O tema da palestra foi “Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil”. As instituições de ensino foram os locais escolhidos para reunir profissionais e estudantes da área tecnológica em torno do debate sobre a cultura ética.

Pela manhã, o evento foi realizado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e contou com exposição dos engenheiros eletricistas João de Deus Barros e Luiz Valladão Ferreira, diretor geral da Mútua/PB e diretor da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas – Seção Paraíba, respectivamente. O procurador de Justiça Valberto Lira também foi um dos painelistas.

À tarde, no Unipê, o presidente do Confea, Joel Krüger, ministrou palestra sobre Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil. Durante a abertura, ele parabenizou o Crea-PB pela iniciativa em promover um debate amplo sobre o tema. O engenheiro civil lembrou que tanto a ética como a corrupção estão presentes no cotidiano particular e profissional de todos. No entanto, destacou a importância da Engenharia para o desenvolvimento brasileiro e a necessidade de uma atuação profissional ética.

“Cada ação nossa tem que ser pensada de maneira ética. Quando eu não utilizo a melhor técnica, pensando na acessibilidade, nas condições de segurança de trabalho, eu estou faltando com a ética profissional. Não devemos pensar só no produto das ações, portanto, mas em todo o processo”, disse Joel Krüger.

O A programação da noite foi finalizada pelo painel “Ética e Transparência”, que contou com as exposições da contadora Maria Elisabete Vila Nova, controladora do Crea-PB, e do procurador de Justiça, Leonardo Quintans, representante do FOCCO-Fórum Paraibano de Combate à Corrupção.

No dia 3, as cidades de Areia (manhã) e Campina Grande (tarde) recebem o evento e contam com palestras dos deputados Raniery Paulino e Daniella Ribeiro, além de outros painéis. Patos fecha a programação da Semana Paraibana de Ética no dia 4, e tem o presidente do Crea-PB, eng. Antonio Carlos de Aragão, como palestrante, abordando “O Comportamento do Engenheiro nos Empreendimentos Públicos”.

(Ascom Crea-PB e Crea-AL)