Cumprimento do piso salarial dos engenheiros será discutido na ALE

Debate vai ocorrer no Parlamento Alagoano, situado na Praça Dom Pedro II

A situação de vários engenheiros do estado de Alagoas que recebem abaixo do piso salarial, como também a retomada do desenvolvimento do setor da construção civil no Estado serão os temas discutidos na Audiência Pública marcada para ocorrer no próximo dia 18 de junho, às 15h, no prédio da Assembleia Legislativa de Alagoas. A iniciativa da sessão é da Frente Parlamentar da Engenharia de Alagoas, que é coordenada pelo deputado estadual Inácio Loiola (PDT).

Representantes das secretárias de Fazenda, Infraestrutura e o governador Renan Filho estão sendo convidados para participar da discussão. De acordo com Inácio Loiola, o profissional da Engenharia precisa ter plena consciência da sua participação no desenvolvimento do Estado.

“O debate vai promover a categoria e fazer com que os gestores do Governo do Estado compreendam essa necessidade de valorização. Os servidores que sempre trabalharam para o nosso Estado e quaisquer outros segmentos merecem um salário digno”, destaca.

Para o engenheiro civil e presidente do Crea-AL, Fernando Dacal, a iniciativa dessa audiência pública é de extrema importância para fortalecer ainda mais a categoria e impulsionar o desenvolvimento no setor produtivo de Alagoas. “Este é o momento onde todos os engenheiros devem se unir para debater junto ao Poder Legislativo sobre as demandas da nossa categoria”, afirma Dacal.

A pauta da audiência ainda traz assuntos como o plano de cargos e carreiras dos engenheiros, nas prefeituras e demais órgãos públicos; sobre o projeto de lei para alterar o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40), que tornar crime o exercício ilegal das profissões.

É importante destacar que o deputado Ronaldo Lessa, coordenador da campanha eleitoral do governador Renan Filho, se comprometeu em pleitear a demanda com o chefe do Poder Executivo.

“Esse é um movimento iniciado pelo Crea-AL que vem ganhando força. Mas reitero a importância da participação de todas as lideranças e os interessados em valorizar a categoria”, finalizou Dacal.

O evento vai contar com a participação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-AL), do deputado federal e representante da Frente Parlamentar Mista da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional, Ronaldo Lessa (PDT), do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, José Carlos Lyra, do presidente do Sinduscon, Alfredo Breda,, o presidente da Ademi, Judson Uchôa e dos representantes das entidades de classe ligadas ao Sistema Confea/Crea e Mútua, como o presidente do Clube de Engenharia de Alagoas, Aloísio Ferreira, o presidente da Aprel, Geison Cavalcante, o presidente do Sintec, José Cícero Rocha da Silva, o presidente da Seagra, Fábio Leite, e o presidente do Senge, Disneys Pinto.