Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Prédio sustentável de madeira é construído em apenas 8 dias no Paraná

Prédio sustentável de madeira é construído em apenas 8 dias no Paraná

  • Notícias

Você já ouviu falar sobre wood frame? Se ainda não, pode apostar que ainda vai ouvir bastante! O termo trata de um processo que possui a madeira como a principal matéria-prima para construção civil. Ainda  reduz não apenas o desperdício de materiais, como também a quantidade de resíduos, o gasto com água e o mais importante: o tempo total da obra.

O processo de wood frame na verdade já é utilizado em larga escala em inúmeros países, mas o Brasil não é um deles ainda. O sistema foi trazido para  Brasil em 2009, como uma alternativa eficiente à construção convencional, porém o primeiro prédio foi construído por aqui a partir da técnica somente agora, no estado do Paraná, o que criou uma espécie marco na história da engenharia civil brasileira.

O projeto desenvolvido pela empresa Tecnoverde, foi responsável por construir dois prédios de wood frame, com doze apartamentos de 50 m² cada um, mas a melhor parte vem agora.

Toda a construção, incluindo ambos prédios, foi levantada em pouco mais de duas semanas e com uma equipe formada por somente cinco colaboradores. Isso representa uma economia de tempo e de gastos extraordinária no ramo da Engenharia Civil.

“Fora do país já existem prédios em wood frame, mais altos e construídos há muitos anos. A tecnologia se consolidou como a forma mais moderna para se construir no mundo, com agilidade e economia. Entendemos que com essa inovação trazemos a solução que precisamos para sair da crise imobiliária e estamos orgulhosos de proporcionar isso ao Brasil”, revela Caio Bonatto, CEO da Tecverde.

Preocupação ecológica

Visando evitar o desmatamento de matas nativas, a Tecnoverde faz questão de esclarecer que utiliza apenas madeira de replantio. E se você pensa que por conta do uso da madeira, a durabilidade dessas moradias são reduzidas, pense de novo. Para garantir a durabilidade, o material passa por dupla secagem e recebe um preservativo com durabilidade superior a 50 anos.

O acabamento pode ser feito da mesma maneira de construções de alvenaria, ou seja, com pisos, azulejos e demais materiais. Incrível não é? Não é a toa que o processo vem ganhando adeptos no Brasil e no mundo.

Fonte: Blog da Engenharia