Profissionais de todo o Brasil se reúnem para debater ética em seminário

Durante esta quarta e quinta-feira, 19 e 20 de setembro, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) juntamente com o Conselho Regional do Espírito Santo (Crea-SE), recebem profissionais de todo o Brasil para um debate no Seminário Nacional de Ética.

Neste ano, a temática da ética está sendo aprofundada nos debates do Sistema Confea/Crea, à exemplo da 75º Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA) que teve como tema principal “Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil”. O objetivo do Seminário Nacional é aprofundar esse debate.

Nos dois dias de evento, que está sendo realizado na sede do Crea-ES, em Vitória, a Coordenadoria Nacional de Comissões de Ética está reunida com o objetivo de nivelar o entendimento sobre as disposições contidas no anexo da Resolução nº1 1004/2003, que regulamenta a condução do processo ético disciplinar. A decisão normativa 94/2012 é outro ponto abordado na programação.

Abertura

Na abertura do evento, que aconteceu na manhã desta quarta-feira, o engenheiro ambiental Giuliano Batisti deu as boas-vindas aos presentes e destacou que o tema ética transcende o que o próprio código do Sistema Confea/Crea. “A ética é herdada das famílias, estudada nas escolas. Por esse motivo, a mesma é tão importante e deve ser debatida”, disse o diretor administrativo do Crea-ES que, na ocasião, representou a presidente do Crea-ES, engenheira civil Lúcia Vilarinho.

Para o engenheiro civil, conselheiro do Crea-AL e coordenador Nacional de Ética do Sistema Confea/Crea, Marcelo Daniel, este seminário é uma forma de atualizar e também de tirar dúvidas dentro do Sistema do que a ética tem que atuar, ligado ao quadro da legislação. “O evento serve como um esclarecimento, um aprendizado para todos aqueles que lidam com a questão da ética todos os dias, tanto os coordenadores das comissões de ética, quanto os assessores técnicos e jurídicos dos Creas. De forma que, todos juntos, possam levar para seus conselhos todo esse conhecimento”, afirmou.

“É muito difícil ter um modelo de execução, mas é possível criar uma sequência de procedimentos.  Os exemplos trazidos pelos representantes de outros Creas podem servir positivamente para isso. Às vezes acontece um caso novo de um profissional em Alagoas e que talvez o Crea de outro estado esteja acostumado a lidar. É uma junção de experiências, com o objetivo de saber como cada um conduziu um caso e como foi possível solucioná-lo”, concluiu Marcelo Daniel.