“Planejamento para Gestão Costeira” é tema na III Semana da Engenharia

  • Notícias

Buscando abrir discussão a respeito das ações que envolvem o litoral do nosso estado, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) reservou o terceiro dia da III Semana da Engenharia para realização do painel “Planejamento para Gestão Costeira”, que contou com a presença de especialistas para falar sobre o assunto.

O evento teve seu início com a apresentação do coordenador de Gerenciamento Costeiro (Gerco) do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL), Ricardo César. Há 25 anos na função, Ricardo explicou sobre o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC), programa federal de suma importância na manutenção da costa brasileira.

Dando sequência a programação, a geóloga e professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Rochana de Andrade, traçou um panorama da vulnerabilidade costeira nas regiões do Brasil, explicando inclusive sobre a falta de sedimentos e o advento das barragens.

E encerrando o painel, o engenheiro civil e diretor técnico da MasterServ, Clodoaldo Gomes, trouxe o case do Bolsacreto, um sistema construtivo de contenção de marés que há 35 anos é referência em defesa costeira no país. Ao fim das apresentações, abriu-se a rodada de perguntas onde os especialistas tiraram as dúvidas dos participantes.

Noite de homenagens

A III Semana da Engenharia tem seu encerramento nesta quinta-feira, às 18h no auditório do Crea-AL, com uma série de homenagens a autoridades e profissionais que se destacaram na história da Engenharia alagoana e que, de alguma forma, colaboraram com o fortalecimento das profissões.

Também serão homenageados os melhores estudantes de Engenharia em 2018, indicados pelas instituições de ensino superior para serem agraciados e reconhecidos pelo seu desempenho nos estudos como futuros profissionais do sistema.

O evento conta com o apoio da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas, da Associação dos Profissionais de Eletroeletrônica de Alagoas (Aprel), do Clube de Engenharia de Alagoas, da Sociedade de Engenheiros Agrônomos de Alagoas (Seagra), do Sindicato dos Engenheiros de Alagoas (Senge), da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Maceió (Sinduscon).