Sobrevivente de desastre aéreo é destaque da III Semana da Engenharia

  • Notícias

https://youtu.be/qhJeLXQ2ikI

Valorização da vida. Este foi o discurso que guiou a segunda noite da III Semana da Engenharia. Com a palestra “Reflexões de um Sobrevivente”, o eng. civil Ricardo Trajano contou para os participantes presentes no auditório do Crea-AL sobre sua trágica experiência na década de 70, quando foi o único passageiro sobrevivente de um acidente que vitimou 123 pessoas em Paris.

Dando início ao evento, o presidente Fernando Dacal fez questão de agradecer a presença do palestrante, e ressaltou a transmissão online do evento, destacando a audiência da TV Crea-AL pelo Nordeste.

Pacato e de levada tranquila, Ricardo define sua palestra como “inspiracional”, e começa contando sua história da forma mais linear possível: de um carioca de 21 anos comprando uma passagem para Londres com o sonho de conhecer os Rolling Stones, até 45 anos depois, empresário e palestrante de sucesso consciente dos novos valores que aprendeu com o episódio marcante.

“Nunca se dê por vencido, porque quando você pensa que tudo acabou, é quando tudo recomeça” disse parafraseando Jim Morrison, falecido cantor e líder da banda de rock americana The Doors, uma de suas bandas preferidas.

Era 11 de julho de 1973 quando o voo Varig RG-820 fez um pouso forçado em um campo nos arredores de Paris. Um incêndio obrigou o piloto do Boeing 707 a aterrissar, de barriga, em uma plantação de cebolas. Os gases tóxicos e o fogo mataram 123 pessoas. Dos onze que sobreviveram, dez deles eram tripulantes. Dos passageiros, só Ricardo sobreviveu.

“Eu não me vitimizo, jamais me vitimizei, e acho que nós não devemos nos vitimizar perante a vida – jamais”, refletiu.

Após responder as perguntas de alguns participantes, o palestrante recebeu o certificado de Amigo da Engenharia Alagoana das mãos do presidente Fernando Dacal, em reconhecimento aos serviços prestados em prol dos profissionais do Crea-AL e do sistema, e também tirou fotos com os conselheiros e colaboradores do Conselho.

Terceiro dia

A III Semana da Engenharia prossegue nesta quarta-feira, às 18h no auditório do Crea-AL, com o painel “Planejamento para Gestão Costeira”, com o eng. civil e diretor técnico da MasterServ, Clodoaldo Gomes, o coordenador de Gerenciamento Costeiro (Gerco) do IMA, Ricardo César, e com a geóloga e professora da Ufal, Rochana de Andrade.

O evento conta com o apoio da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas, da Associação dos Profissionais de Eletroeletrônica de Alagoas (Aprel), do Clube de Engenharia de Alagoas, da Sociedade de Engenheiros Agrônomos de Alagoas (Seagra), do Sindicato dos Engenheiros de Alagoas (Senge), da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Maceió (Sinduscon).