Crea realiza visita técnica em barragens de Palmeira dos Índios

  • Notícias

As barragens do Bálsamo e Cafurna, situadas no município de Palmeira dos Índios, foram vistoriadas na última terça-feira, 12, por representantes de órgãos federais e estaduais entre eles, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), Instituto de Meio Ambiente (IMA), Defesa Civil, Fundação Nacional do Índio (Funai), Corpo de Bombeiros, Ministério Público Federal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

A ação preventiva ocorreu após o prefeito da cidade, Júlio Cezar, solicitar ajuda de vários órgãos técnicos. Para dar assistência, o Crea designou os engenheiros Maurício Malta, Ronaldo Patriota e o geógrafo Luciano para realizarem os laudos. 

“O prefeito nos convidou e, através de portaria, nós do Crea Alagoas designamos três profissionais para realizar essas visitas técnicas e assim, acalmar a população da cidade quanto a situação das duas barragens de Palmeira dos Índios”, explicou o presidente do Crea-AL, Fernando Dacal.

Após as vistorias, o coordenador da equipe do Conselho, o engenheiro Maurício Malta, afirmou que as duas barragens não oferecem perigo para a população palmeirense.

“A quantidade de água da barragem da Cafurna, por exemplo, não merece este alvoroço. Já a do Bálsamo, mesmo sendo mais profunda, também não oferece nenhum risco. O que existe no Bálsamo é briga de donos de terra pela água. De toda maneira, vamos fazer um relatório com as devidas viabilidades e responsabilidade técnicas, que será lavrado pelos engenheiros e geógrafo do Crea”, disse Malta.

O laudo oficial do Crea-AL será encaminhado à Prefeitura de Palmeira dos Índios e ao Ministério Público Federal, no município de Arapiraca.