Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Crea autua loja por exercício ilegal da profissão pela venda de agrotóxicos

Crea autua loja por exercício ilegal da profissão pela venda de agrotóxicos

  • Notícias

Na tarde desta terça-feira, 13, a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco flagrou um estabelecimento comercial no município de Batalha, que vendia agrotóxicos ilegalmente. Dentre elas, falta de licença ambiental e de registro de comercialização.

Fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) constataram a ausência de um responsável técnico no local, o que é obrigatório de acordo com a legislação. Com isso, a loja foi autuada pelo exercício ilegal da profissão.

O Crea-AL alerta que a venda de agrotóxicos sem a emissão do receituário agronômico configura exercício ilegal da agronomia, além de representar risco à saúde dos funcionários, da população e ao meio ambiente.

A loja autuada poderá pagar uma multa de até R$ 6,4 mil.

A fiscalização também interditou vários agrotóxicos, pois o estabelecimento que vendia o produto não possuía autorização da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) para fazê-lo.

A coordenação da equipe de Produtos Perigosos alerta sobre o perigo das vendas clandestinas para os agricultores e explica que o manuseio desses produtos sem nenhuma informação técnica pode acarretar uma série de problemas à saúde ao longo dos anos, como mal de Parkinson e câncer.