Usina Coruripe e eng. Everaldo Castro são homenageados na 76ª SOEA

Cerca de duas mil pessoas prestigiaram o evento

Mais de duas mil pessoas prestigiaram, na noite desta segunda-feira, dia 16, na cidade de Palmas-TO, a solenidade de abertura da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (76ª Soea). No momento das homenagens, o Confea e o Crea Alagoas agraciaram no Livro do Mérito um dos fundadores da Escola de Engenharia de Alagoas, o engenheiro civil Everaldo de Oliveira Castro (in memoriam), representado pelo seu filho Orlando Castro, e como menção honrosa, a conceituada Usina Coruripe, representada no evento pelo acionista Mauro Paiva Neto.

As duas indicações do Crea, aprovadas pelos conselheiros, valorizam pessoas que estimulam o desenvolvimento de Alagoas. Everaldo Castro contribuiu com a evolução da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), tanto na fundação do curso, como nos trabalhos de toda a instituição, quando assumiu o cargo de vice-reitor.

Ele ainda trabalhou diretamente com a infraestrutura do Estado, quando ocupou cargos onde foi responsável pela entrega de obras para a sociedade.

A Usina Coruripe, fundada em 1925, esteve entre as três instituições do Brasil indicadas para a menção honrosa. O Conselho Federal recebeu do Crea-AL informações relevantes do trabalho desenvolvido não só na terra alagoana como também em Minas Gerais.

A empresa tem como seu principal personagem o saudoso Tércio Wanderley que, depois de muitos anos de trabalho e dedicação, transformou a pequena usina em um dos maiores grupos produtores de açúcar, álcool e energia do Brasil.

Ainda na abertura do maior evento de engenharia, agronomia e geociências do País, o presidente Confea, engenheiro civil Joel Krüger, destacou a importância da Engenharia em diferentes segmentos da vida cotidiana.

“Somos os responsáveis pelo saneamento, pela mobilidade urbana, pela conservação do meio ambiente, pela mineração. O crescimento do agronegócio e da agricultura familiar conta com o trabalho dos nossos profissionais. Estamos presentes na conservação das florestas e até mesmo em áreas menos óbvias, como nos hospitais, repletos de aparelhos complexos desenvolvidos por profissionais da engenharia”, ressaltou Krüger.

Em constante evolução, a Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais – registrou por meio do seu presidente, o engenheiro civil Paulo Guimarães o desafio de conceder a todos os profissionais serviços que garantam uma qualidade de vida e oportunidades diferenciada.

“Registramos melhorias e avanços constantes na atuação da Mútua e as iniciativas que ela encabeça têm o propósito de alavancar ações voltadas à área tecnológica em todas as suas vertentes, primando por aspectos como inovação, empreendedorismo social e a união de esforços em busca de desenvolvimento e do bem comum”, disse.