Em meio a atual pandemia as novas tecnologia têm mostrado todo o seu potencial em proporcionar videoconferências de grupos de trabalho. Tal iniciativa já ocorre em encontros virtuais dos legislativos, judiciários, executivos; do Comitê de gestão do Confea para combater Covid-19 – no qual o presidente do Crea-AL, Fernando Dacal, faz parte – ; e também em periódicas reuniões dos conselheiros que compõem a Câmara Especializada de Engenharia Civil e Agrimensura (CEECA) do Conselho alagoano, que já promoveram duas reuniões resultando em analises de mais de 120 processos relatados.
Até o momento, já foram realizadas duas reuniões por teleconferência. Na primeira, ocorrida em 19 de março, foram relatados 64 processos e na segunda oportunidade, no dia 2 de abril, ocorreram 61 despachos. Os processos envolvem Anotações de Responsabilidade Técnica fora de época, revisão de atribuições profissionais e processos com indícios de delito ético.
O coordenador da CEECA, Lucas Cavalcante afirmou que logo no início das determinações de isolamento, os integrantes da câmara já se antecipavam a debater a possibilidade de executar o trabalho remoto.
“Tivemos a iniciativa de realizar as reuniões para garantir o direito a todos os cidadãos e profissionais que estão com processos abertos no Conselho de ter os julgamentos ocorrendo o mais breve possível”, afirmou o coordenador. A iniciativa visa evitar a disseminação da doença causada pelo novo coronavírus (Covid-19) entre conselheiros e colaboradores do Regional alagoano.
A viabilidade para analisar e fazer a reunião de câmara é possível pelo Sistema de Informações Técnicas Administrativas do Crea (Sitac), que já disponibiliza de ferramentas para o trabalho remoto desde o ano de 2016, implantada na atual gestão. Para complementar e facilitar a comunicação durante as reuniões virtuais, o Crea Alagoas disponibiliza ainda o google hangout meet, um software que complementa e garante a conferência por áudio e vídeo.
“Qualquer Câmara do Crea pode promover as reuniões remotas. Basta ter o domínio das ferramentas que o Conselho disponibiliza. De qualquer forma, a gerência de Tecnologia da Informação (T.I) e a Secretaria das Câmaras estão a disposição para oferecer o suporte quando o conselheiro solicitar encontros virtuais”, disse o gerente T.I Afrânio Bastos.
Teve reunião que contou com a presença do gerente de Fiscalização do Crea-AL, Rafael Helvis, que tirou dúvidas refentes ao trabalho dos agentes fiscais.
“O gerente do setor nos apresentou números de fiscalização do ano de 2019, assim como as metodologias que foram realizadas. Todos estes pontos serão utilizados como base para o Plano de Fiscalização que será entregue a gerência pela CEECA. As discussões da câmara estão ocorrendo em pontos como o melhoramento dos processos de fiscalização e melhoramentos dos trâmites de processos que chegam a nós”, completou Lucas.