Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Crea-AL alerta sobre riscos de doenças respiratórias na ausência da manutenção de ar condicionado

Crea-AL alerta sobre riscos de doenças respiratórias na ausência da manutenção de ar condicionado

  • Notícias

A ausência da manutenção em ar condicionado nos ambientes públicos e privados tem preocupado o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), que alerta sobre a potencial disseminação do novo coronavírus, considerado altamente contagioso. Por isso, através de sua Câmara Especializada, a entidade recomenda a inclusão dos serviços de manutenção de climatização como essenciais para evitar o surgimento de doenças respiratórias e prevenir a saúde da sociedade.

De acordo com o decreto governamental, divulgado no último dia 20 de maio, pelo governador Renan Filho, indústrias, hospitais, bancos, repartições públicas (alguns com recomendações rígidas), hipermercados e outros tipos de comércios foram liberados, com os devidos cuidados e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Buscando orientar melhor a sociedade, os componentes da Câmara especializada em Engenharia Mecânica, Metalúrgica, Geociência, Minas e de Segurança do Trabalho do Crea-AL, os engenheiros Roberto Jorge, Silvino Bentes, Francisco de Assis, Wenner Gláucio e Aloísio Ferreira, elaboraram recomendações com o objetivo de evitar a proliferação de doenças respiratórias nesses ambientes de trabalho:

1) Os locais fechados por longo tempo exigem cuidados especiais para serem reabertos, tendo em vista que a umidade do ar contribui para a proliferação de fungos nocivos à saúde das pessoas. Para garantir uma reabertura com segurança, se faz necessário que seja adotada previamente a execução efetiva dos procedimentos de limpeza e manutenção preventiva no sistema de climatização além da higienização do espaço;

2) Áreas onde não há renovação do ar e que é refrigerada geralmente com split, recomenda-se que se mantenham portas ou janelas abertas além de ligar os equipamentos com duas horas de antecedência antes de usar ambientes climatizados;

3) Aumentar a inspeção nos equipamentos e realizar com frequência a limpeza dos filtros de ar;

4) Para a limpeza dos filtros e demais componentes do sistema de climatização é necessário usar Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como máscara e luvas para evitar contaminação;

5) Considerando a necessidade de limpeza em todos os equipamentos de ar condicionado instalados no estabelecimento, e que a execução desses serviços exige um tempo maior, dependendo do porte do estabelecimento, é recomendável que os serviços sejam executados pela equipe de refrigeração a partir de 15 ou 30 dias de antecedência para garantir o início das atividades com todos os equipamentos devidamente limpos. Também é importante providenciar a sanitização de todos os ambientes da empresa, como forma de preservar a saúde das pessoas na utilização do espaço;

6) Avaliação da qualidade do ar realizada por empresas especializadas, fazendo a coleta do ar ambiente e analisando em laboratórios específicos, acreditados pelo Inmetro.

O Conselho entende que é de extrema importância a limpeza dos equipamentos de climatização por meio do Plano de Manutenção, Operação e Controle adotado para os sistemas de climatização (PMOC), que só pode ser realizado por meio de um profissional habitado. A lei n° 13.589/2018 ainda estabelece a obrigatoriedade, em edificações públicas e privadas.

Mas para isso ocorrer é necessário flexibilizar o trabalho das empresas para garantir qualidade do ar de interiores e prevenção de riscos à saúde dos ocupantes destes ambientes que continuam tendo a circulação de pessoas.

Especialista destaca necessidade manutenção periódica

Quando o ar condicionado não está com a manutenção em dia, ele pode acumular em seu filtro e em seus dutos internos bactérias, vírus, mofo, ácaros e impurezas que causam as doenças respiratórias como como rinite, sinusite e até pneumonia, o que potencializa as complicações ao ser infectado pelo coronavírus.

De acordo com a médica infectologista Luciana Pacheco, integrante da Sociedade Alagoana de Infectologia, independente da pandemia, o serviço de manutenção dos aparelhos de climatização precisa ser contínuo.

“A falta de limpeza pode acumular partículas bacterianas que se identifiquem com a sujeira e umidade. O maior transmissor do vírus é o homem, por isso é necessário que se cuide dos meios necessários para que evite qualquer problema de saúde”, concluiu.

A recomendação do Conselho visa contribuir com a mobilização de várias entidades engajadas na campanha para evitar que o número de infectados aumentem, para que assim possamos superar essa crise na saúde mundial.