Skip to content

Lideranças prestigiam posse da nova diretoria da Mútua

  • Notícias

   Lideranças profissionais e políticas participaram da cerimônia de posse da nova diretoria da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, para o triênio 2021/2024. Realizada no Clube de Engenharia de Brasília, na manhã da terça-feira (24/08), a cerimônia marcou o início dos trabalhos da sessão plenária 1.575, do Confea.

Entre as lideranças políticas, o deputado federal Vitor Hugo (PSL-GO) e Jorge Periquito, chefe de gabinete, representando o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Entre as dezenas de lideranças profissionais, além do presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, presidentes de Creas, da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab) e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), conselheiros e ex-conselheiros federais, diretores regionais da Mútua, além de convidados, como Fred Rosalem Heliodoro, cônsul honorário de Cabo Verde e Fernanda Lafayette, secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco.

Trabalho conjunto

Enquanto Fernando Dacal, que deixa o cargo, agradeceu todo o apoio que recebeu à frente da Caixa de Assistência, o novo presidente, Francisco Almeida, confessou que “finalmente chegou o dia de realizar o sonho de presidir a Mútua”.

“Queremos acolher os profissionais do Sistema e levar a eles o sentimento de pertencimento da Mútua”. Almeida chamou para o trabalho conjunto e pediu a colaboração do deputado Vitor Hugo para a criação de um Projeto de Lei que implante no Brasil a residência técnica dos engenheiros “para dar a oportunidade da prática enquanto se formam. Conto com sua ajuda”, disse.

Para ele, que encara a liderança como “um sacerdócio”, “a luta pela valorização profissional faz parte da nossa responsabilidade social que todos os cidadãos deveriam ter”.

Ao falar sobre aumentar o número de associados da Mútua, informou que “somente 17% dos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea conhecem a Mútua”, que tem 140 mil sócios contribuintes e uma receita prevista de R$ 440 milhões para o próximo ano.

Almeida destacou as metas a serem alcançadas: “comunicação com a sociedade, dar transparência à administração, valorizar a ética e buscar um trabalho eficiente”.

Ao finalizar seu discurso de posse, Francisco Almeida citou a poeta Cora Coralina, para quem: “a verdadeira coragem é ir atrás dos sonhos quando dizem que é impossível ser realizado”.

Diretoria 2021/2024

À frente do braço social do Confea para o triênio 2021/2024, na Diretoria Executiva (Direx) da Mútua estarão: o eng. agr. Francisco Almeida, diretor presidente; o eng. agr. Arício Resende, diretor financeiro, o eng. civ. Carlos Vilhena, diretor de benefícios; a eng. agr. Giucélia Figueiredo, diretora administrativa, reeleita para o segundo mandato, o geólogo Waldir Duarte Costa Filho, diretor de tecnologia.

Descentralização e autonomia

Último a falar, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, convocou para um “trabalho coletivo em prol da Caixa de Assistência” e defendeu a “descentralização e autonomia das caixas regionais”.

“Precisamos avançar nos benefícios oferecidos e chegar mais próximo dos profissionais”, disse, concordando com Almeida, sobre a necessidade de atrair mais sócios para a Mútua.

“Temos grandes desafios a serem enfrentados e confio muito na nova diretoria. Em conjunto, com zelo e preocupação com o compromisso que o plenário do Confea tem com os profissionais, temos certeza de que vamos avançar”, afirmou.

Krüger agradeceu a “parceria que estamos tendo no Congresso Nacional que resultou na retirada da PEC 108/2019, originada no Ministério da Economia e que dispunha sobre a natureza jurídica dos conselhos profissionais, e o acordo com o governo federal que possibilitou a permanência da Lei 4.950-A/1966, que regulamenta o Salário Mínimo Profissional e excluiu o artigo que interferia na atividade de profissionais de Engenharia Elétrica, colocando em risco toda a sociedade ao dispensar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de instalações elétricas até 140 kV”.

“Acreditamos que esse acordo será mantido”, afirmou Krüger, antes de apresentar um desagravo ao ministro da Educação, Milton Ribeiro que, para o presidente do Confea, disse duas frases que considerou “infelizes”, quando afirmou que “os cursos superiores são para poucos” e defendeu a separação das crianças com algum tipo de deficiência porque “são de impossível convivência”.

Para Krüger, “a faculdade deve ser uma opção para qualquer estudante” e “crianças e pessoas com deficiência não são problema nas escolas. São solução”.

Representação política no Congresso

Testemunha do trabalho de Francisco Almeida, quando presidiu o Crea-GO, o deputado Vitor Hugo, líder do PSL, partido com maior representação na Câmara – 53 parlamentares –, se comprometeu a apoiar a criação da residência técnica dos engenheiros.

“Posso fazer a interlocução com o governo federal e gostaria de estar junto nessa empreitada”, afirmou.

Por sua vez, Jorge Periquito, chefe de gabinete de Rodrigo Pacheco, garantiu o “apoio do senador”, reconheceu “a necessidade de avaliar e aprimorar questões legislativas de interesse dos engenheiros” e afirmou: “estamos de mãos dadas. Podem contar conosco”.

Mesa de honra

A mesa diretiva dos trabalhos da plenária 1.575 foi formada pelos engenheiros civis: Joel Krüger e João Carlos Pimenta, respectivamente presidente e vice-presidente do Confea; Fernando Dacal Reis, que deixa a presidência da Mútua, Afonso Costa Lins Jr., presidente do Crea-AM e coordenador do Colégio de Presidentes de Creas; Newton Castro, presidente do Clube de Engenharia de Brasília, o engenheiro agrônomo Francisco Antonio Almeida, o engenheiro florestal Ricardo Ludke, coordenador da Comissão Eleitoral (CEF), do Confea, o deputado federal Victor Hugo e Jorge Periquito, chefe de gabinete representando o senador Rodrigo Pacheco.

Homenagem

No início dos trabalhos da sessão plenária 1.575, do Confea, um minuto de silêncio foi dedicado à memória do engenheiro civil Antonio Carlos Aragão, presidente do Crea da Paraíba e falecido recentemente, vítima de pneumonia, e a todas as vítimas fatais da Covid-19.

Na tarde de hoje, a plenária continuou no Clube de Engenharia, mas na quarta e quinta-feira, os conselheiros federais retomam o julgamento de processos no plenário da sede do Confea.

Confira mais fotos da plenária no álbum do Facebook.

Fonte: Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea