Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Denúncias impulsionam fiscalizações do Crea-AL em todo Estado

Denúncias impulsionam fiscalizações do Crea-AL em todo Estado

  • Notícias

A oportunidade de construir ou reformar seu imóvel a baixo custo, com a contratação de pessoas sem habilitação, ainda seduz muitos cidadãos. O problema é que no futuro isso pode trazer graves acidentes e prejuízos financeiros a muitos brasileiros. Para combater essa prática ilegal e cheia de riscos, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) se faz necessário, sendo responsável pela defesa da sociedade através da fiscalização do exercício profissional. Mas a instituição também conta com ajuda de pessoas conscientes que vem sendo um braço importante, norteando nossos fiscais com denúncias.

A contribuição da sociedade tem sido fundamental na qualidade da fiscalização do Crea-AL. Apenas neste ano, o número de denúncias recebidas até então foi de 86, caracterizando um acréscimo de 20% se comparado ao mesmo período de 2021, que contabilizou 67 denúncias.

De acordo com o gerente de Fiscalização do Crea-AL, eng.º civil Igor Balbino, esse crescimento não apena acelera o ritmo das equipes, como também possibilita um trabalho mais concentrado e assertivo. “Sempre buscamos facilitar a entrada da denúncia, porque ela nos permite promover uma fiscalização mais inteligente, direcionada. Por isso que é fundamental que as pessoas estejam cientes da importância da denúncia, não apenas para o Crea-AL, mas também para a defesa da sociedade”, afirmou.

Interiorização

Este aumento reflete principalmente no interior do Estado. No ano passado, por exemplo, foi feito um mutirão que buscou atender maisde 60 denúncias referentes a obras e serviços de Engenharia, que mobilizou as equipes de fiscais do Crea-AL para mais de 24 municípios.

Na última semana, o foco voltou-se para a cidade de Água Branca, no sertão alagoano. Uma denúncia anônima levou a equipe de fiscais do Crea-AL a verificar a procedência de uma obra localizada ao lado de um prédio histórico, que supostamente estaria em vias de tombamento. Ocorrência que remete a outro caso muito parecido que ganhou notoriedade em novembro do ano passado, onde uma igreja foi denunciada e investigada pelo Ministério Público do Estado (MP-AL) por executar uma reforma sem autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Confira clicando no vídeo abaixo:

Denuncie

Conforme disposto no art. 7º da Lei nº 5.194/66, o Crea-AL é responsável unicamente pela fiscalização do exercício profissional das áreas da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, além das atividades dos técnicos de Segurança do Trabalho, consistindo na verificação da existência de responsável técnico e respectivo registro da Anotação da Responsabilidade Técnica, a ART.

Em caso de conhecimento ou suspeita da ausência de algum desses itens acima, a sociedade pode fazer sua denúncia ao Crea-AL tanto através do fone (82) 2123 0857, como pelo Whatsapp pelo número (82) 2123 0866, ou pelo nosso site clicando aqui.

Qualquer indivíduo pode fazer sua denúncia e ter o seu sigilo garantido, podendo inclusive, anexar a foto da obra denunciada. As informações são encaminhadas para ao setor de Fiscalização do Crea-AL, onde serão analisadas e repassadas para os fiscais responsáveis.

Confira abaixo o nosso vídeo com o passo-a-passo para efetuar sua denúncia: